A Índia pode em breve classificar o Bitcoin como um ‘ativo’ regulamentado

A Índia pode em breve classificar o Bitcoin como um ‘ativo’ regulamentado, a mudança veio na esteira da legalização da maior criptomoeda do mundo em El Salvador.

Os legisladores indianos estão procurando classificar o Bitcoin como um ‘ativo’ regulamentado pelo Securities and Exchange Board of India (SEBI), de acordo com um relatório do jornal local New Indian Express esta manhã.

Regulamento para entrada de Bitcoin?

O SEBI deve supervisionar a atividade de Bitcoin na Índia e classificá-la como um ‘ativo’ regulamentado adequado. O Bitcoin, até agora, existia em uma área cinza legal no país e não pode ser usado como moeda local. No entanto, os lucros dos investidores são tratados como ‘impostos de capital’ e são tributados em conformidade.

A mudança vem logo após o país centro-americano El Salvador legalizar o Bitcoin como ‘moeda legal’ junto com o dólar americano – o que significa que o ativo de uma década pode ser trocado por quaisquer bens e serviços semelhantes a como os dólares eram trocados anteriormente.

De acordo com as fontes citadas no relatório, um projeto de lei chamado ‘Regulamento da Criptomoeda’ provavelmente será apresentado no Parlamento durante a sessão da Monção.

Os membros do setor apóiam essas fontes: “Podemos definitivamente dizer que o novo comitê que está trabalhando em criptomoedas está muito otimista sobre a regulamentação e legislação de criptomoedas”, disse Ketan Surana, diretor e diretor financeiro da crypto exchange Coinsbit e membro da Internet and Mobile Associação da Índia.

Ele acrescentou:

“Um novo esboço de proposta estará em breve no Conselho de Ministros, que examinará o cenário geral e dará o melhor passo à frente. Temos muita esperança de que o governo adote as tecnologias de criptomoedas e blockchain. ”

Principais preocupações

O relatório vem semanas depois que Shakthikanta Das, governador do Reserve Bank of India, o banco central do país, disse que o governo estava explorando regulamentações para integrar criptomoedas na economia em geral e tomar medidas para mitigar riscos potenciais.

Ele, no entanto, disse em uma aparição separada que “grandes preocupações” permanecem e que o governo foi informado dos aspectos negativos das criptomoedas.

Ainda assim, uma possível regulamentação seria um resultado líquido positivo para aquele que é um dos países mais populosos do mundo, mas economicamente desafiados.

 

Fonte: CryptoSlate

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.