França e Suíça lançam testes transfronteiriços de CBDC
Dois bancos centrais de nações europeias na França e na Suíça lançaram um teste transfronteiriço conjunto sobre a Moeda Digital do Banco Central (CBDC).
De acordo com um relatório da Bloomberg, o teste envolve participantes privados do setor financeiro e foi projetado pelo Centro de Inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS).
“O G20 priorizou o aumento dos pagamentos internacionais”, disse o chefe do Centro de Inovação do BIS, Benoit Coeure. “Este experimento contribui para este trabalho, explorando como o CBDC poderia aumentar a velocidade, eficiência e transparência em casos de uso transfronteiriços.”
Os testes do CBDC envolverão a liquidação transfronteiriça de duas moedas digitais de Banco Central, incluindo a troca de um instrumento financeiro por um CBDC do euro. Os participantes do setor privado incluem UBS Group AG, Credit Suisse Group AG, Accenture Plc e Natixis SA.
No anúncio da declaração conjunta do plano, os bancos centrais da França e da Suíça observaram que o impulso para este julgamento CBDC não é uma decisão definitiva de emitir um CBDC em qualquer das extremidades.
CBDCs a caminho
O ano de 2021 viu o número de países buscando por uma CBDC dobraram, seja por meio do lançamento de pesquisas iniciais ou do desenvolvimento do caso de uso para novas formas de dinheiro propostas. A China está impulsionando os testes de varejo de seu Yuan Digital com o último faturado para Xangai.
Hong Kong voltou a enfatizar a busca de seu e-HKD, já que recentemente alistou o CBDC como parte de seu roteiro para o crescimento de fintech até o ano de 2025. O Federal Reserve Bank of America e o Banco da Inglaterra também reiniciaram as buscas de seus CBDCs. Enquanto o primeiro publicou um documento de discussão para o dólar digital, o último criou um comitê conjunto para projetar os casos de uso para seu CBDC proposto.
Existem outras nações buscando CBDCs, mas não se limitam a Israel, Coréia do Sul e Cazaquistão.
Fonte: BlockchainNews
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.