Square lança DeFi em Bitcoin
O cofundador e CEO da Square, Jack Dorsey, anunciou que estão desenvolvendo uma plataforma para finanças descentralizadas (DeFi) em Bitcoin.
https://twitter.com/jack/status/1415765941904941061?s=20
“A Square está criando um novo negócio (juntando-se a Seller, Cash App e Tidal) focado na construção de uma plataforma de desenvolvedor aberta com o único objetivo de facilitar a criação de serviços financeiros descentralizados, sem custódia e sem permissão. Nosso foco principal é #Bitcoin. Seu nome é TBD.”
Dorsey também é o co-fundador e CEO do Twitter, então ele tem um poder de comunicação considerável, então essa iniciativa deve ser seguida com atenção especial.
Ele é conhecido por ser um apoiador do Bitcoin, senão um verdadeiro maximalista, e graças ao recente sucesso da Lightning Network é possível imaginar o desenvolvimento de novas plataformas baseadas na blockchain do Bitcoin, mas que não requerem o registro de transações resultando, portanto, muito rápido e econômico.
As mesmas transações no LN, por exemplo, são quase imediatas e com custos de comissão insignificantes.
Dorsey anunciou que a Square está construindo um novo negócio, junto com a Seller, Cash App e Tidal. É um negócio focado na criação de uma plataforma de desenvolvimento aberta para simplificar a criação de serviços financeiros descentralizados, ou seja, sem custódia e sem permissão.
Ele adicionou:
“Nosso foco principal é o Bitcoin”.
Novo negócio bitcoin da Square
Portanto, pode não ser uma plataforma apenas de Bitcoin, mas com certeza será baseada em Bitcoin. Por outro lado, as segundas camadas, como a Lightning Network, possibilitam o desenvolvimento de plataformas baseadas na blockchain Bitcoin, sem a necessidade de utilizá-lo para o registro de transações.
Anteriormente, Dorsey também havia revelado que a Square também está trabalhando no desenvolvimento de uma carteira de hardware, por isso é possível que pretendam desenvolver uma solução completa voltada tanto para quem deseja criar protocolos DeFi quanto para usuários finais.
O DeFi começou a explodir há mais ou menos um ano, com um verdadeiro boom no início deste ano, graças aos novos protocolos da Binance Smart Chain.
A vantagem de usar o LN é poder contar com transações rápidas e baratas, ao contrário do Ethereum, embora soluções de segunda camada também estejam se espalhando no Ethereum capazes de garantir desempenho semelhante. A Smart Chain Binance, por outro lado, já oferece desempenho semelhante graças ao fato de ser baseada em proof-of-stake em vez de proof-of-work.
Mas o Bitcoin oferece mais uma vantagem: o reconhecimento legal.
Por exemplo, a partir de setembro, ela terá curso legal em El Salvador e, no futuro, poderá ser também moeda legal em outros estados.
Imaginar serviços financeiros descentralizados baseados em moeda fiduciária, em alguns estados, como o Bitcoin, é algo único, visto que até o momento nenhum protocolo DeFi é baseado em moedas fiduciárias: no máximo usam stablecoins, que embora possam ter as mesmas , o valor das moedas fiduciárias não tem curso legal.
Ou seja, para as finanças descentralizadas pode ser um salto de época, porque graças ao Bitcoin, em tese, até instituições financeiras regulamentadas poderão entrar neste setor, se reguladas pelas regras dos estados em que o Bitcoin é reconhecido como moeda corrente.
Fonte: Cryptonomist
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.