1.500 pessoas envolvidas em fraude de criptomoeda na mineração Dogecoin na Turquia
As autoridades na Turquia estão investigando a operadora Turgut, que supostamente criou um esquema de criptomoeda na mineração Dogecoin .
Aproximadamente 1.500 pessoas envolvidas em fraude de criptomoeda na mineração Dogecoin na Turquia, o valor estimado da fraude é de US $ 119 milhões.
De acordo com relatórios da TV100, os promotores turcos deram a notícia de sua investigação sobre a plataforma de mineração DOGE.
Esse golpe prometia a seus investidores um retorno de 100% sobre seus investimentos feitos em apenas 40 dias.
E só as autoridades afirmam que a suposta operadora e seus 11 associados já conseguiram arrecadar quase 350 milhões de DOGE , o equivalente a US$ 119 milhões, por meio desse método.
Como funcionava o golpe Dogecoin
Basicamente, explorando o hype em torno do cripto meme, os golpistas conseguiram atrair até 1.500 cidadãos turcos para sua armadilha, enchendo-os de entusiasmo, envolvendo-os em eventos de networking em lugares elegantes e luxuosos, tudo ao mesmo tempo se comunicando com eles por meio de um grupo no telegram.
Típico do esquema Ponzi, o investimento e o programa de afiliados estavam relacionados à mineração Dogecoin, apenas na palavra. Na verdade, cada participante teria que investir um capital inicial para ajudar a plataforma a comprar novos equipamentos de mineração; em troca, eles receberiam seu lucro de 100% em 40 dias.
Mais um golpe de esquema ponzi agora com mais de 1.500 pessoas envolvidas em fraude de criptomoeda na mineração Dogecoin na Turquia
A plataforma pagou pelos primeiros três meses , então , como em qualquer esquema, bloqueou as retiradas e os proprietários desapareceram no ar com o saque.
A investigação do gabinete do promotor-chefe do subúrbio de Küçükçekmece de Istambul visa localizar Turgut e seus 11 associados, já tendo emitido uma ordem restringindo o acusado de viajar para fora do país.
Golpes da Turquia e criptomoeda: não apenas Dogecoin
É seguro dizer que a disseminação da criptomoeda na Turquia desencadeou vários golpes envolvendo mais do que apenas DOGE.
Na verdade, em abril deste ano, a exchange Thodex , que está ativa desde 2017, supostamente encerrou as operações durante a noite, sem dar aos usuários a oportunidade de retirar seu BTC e criptomoeda, desaparecendo no ar.
Com o desaparecimento total, os usuários da exchange turca Thodex entraram em pânico.
Além disso, é importante notar que o bloqueio repentino da exchange supostamente aconteceu em um momento em que o Bitcoin estava tocando seu ATH – recorde histórico – de US$ 65.000 , trazendo todo o resto das criptomoedas para o verde também.
A proibição da criptomoeda e a ascensão de golpistas
A falta de controle do governo turco sobre o gerenciamento de criptomoedas fez com que ele emitisse uma lei regulatória no início de abril, banindo o uso de Bitcoin e outras criptomoedas.
A proibição do uso de criptomoedas em pagamentos também envolve exchange, e talvez o problema do desaparecimento da Thodex também possa ser atribuído a essa lei, em vez de ser um verdadeiro golpe de saída de criptomoeda.
Em vez disso, é diferente do esquema da criptomoeda da plataforma de mineração DOGE, em que os operadores agiram intencionalmente para enganar os usuários e roubá-los.
Em ambos os casos, foram os cidadãos turcos que perderam.
Fonte: Cryptonomist
Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.