WhatsApp, Facebook e Instagram fora do ar, entenda o que aconteceu
Relatos de que as 3 redes estão fora do ar começaram no início da tarde desta segunda (4). Serviços pertencem ao Facebook, que diz que investiga o motivo da falha.
Internautas em todo o mundo estão relatando dificuldade pra acessar os 3 serviços, todos eles pertencem ao Facebook. A pane atinge tanto os aplicativos no celular como os sites dessas redes.
O termo WhatsApp se tornou o primeiro nos Trending Topics do Twitter no Brasil por volta das 12h50. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, que segue no ar, passou a ser o segundo mais comentado.
A queda foi monitorada pelo Down Detector, que começou a notificar um aumento significativo de reclamações por volta das 12h30 (horário de Brasília). O mapa de falhas do site aponta, inclusive, que os problemas foram notificados em várias capitais do país, como São Paulo, Recife, Salvador e Curitiba.
Com as 3 plataformas de Mark Zuckerberg fora do ar, as pessoas aproveitaram para reclamar da situação no Twitter. Como sempre de maneira bem-humorada, os usuários pediram para que as redes voltem a funcionar o mais rápido possível.
"WhatsApp, Instagram e Facebook caíram, então já sabe né?
me liga, me manda um telegrama pic.twitter.com/zPPYagCTJB
— Pagode Anos 90 (@pagodeanos90) October 4, 2021
Cada publicação melhor que a anterior.
cara pelo amor de deus
eu estava fofocando volta whatsapp 😫
— TL Mayumi (@jumayumin1) October 4, 2021
Facebook caiu ✔️
Instagram caiu ✔️
WhatsApp caiu✔️
Twitter sempre reinando ✅— Lennon 🎧🇺🇸 (@LennonBossa_) October 4, 2021
WhatsApp, Insta caíram…
O Twitter segurando tudo mais uma vez! pic.twitter.com/esUmnQIY1Q— Glécia Almeida (@almeidaglecia10) October 4, 2021
foi mal galera tropecei nos fio aqui kkkkk
— . (@mleandrocr) October 4, 2021
O Facebook informou que está investigando o motivo dessa instabilidade. No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram:
We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.
Thanks for your patience!
— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.
E o Instagram tuitou:
“O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
Ao entrar no Instagram aparece a mensagem “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN“.
O DNS é a “agenda de contatos” da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio” (como “webitcoin.com.br”).
A internet só funciona com números, então essa “agenda” cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de “resoluções de domínio“) para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar.
Em um outro perfil no Twitter o comentário é que parece que algo mais sério estaria acontecendo.
🚨BREAKING🚨
Data of over 1.5 billion Facebook users is being sold on a popular hacking-related forum. Data contains users’ names, emails, phone numbers, locations, gender, and user ID.
It appears $FB was hacked.
— unusual_whales (@unusual_whales) October 4, 2021
“Dados de mais de 1,5 bilhão de usuários do Facebook estão sendo vendidos em um fórum popular relacionado a hackers. Os dados contêm nomes, e-mails, números de telefone, locais, gênero e ID de usuário dos usuários. Parece $FB foi hackeado.”
Em menos de 1h já tem mais de 1800 Retweets. Aguardamos que não seja nada tão grave e que tudo volte a normalidade nas empresas de Zuckerberg.


Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.