Google banirá todos os anúncios relacionados a criptomoedas e ICOs a partir de junho

Exibindo uma mudança em suas políticas, o Google anunciou sua nova postura em relação às criptomoedas.

Leia mais: Mudança de postura? China está trabalhando em padronização nacional de blockchain

A partir de junho, a empresa banirá anúncios online promovendo conteúdo relacionado a criptomoedas, em uma ação que faz parte de sua política atualizada de serviços financeiros, que apresenta entraves a vários produtos financeiros, como contratos por diferença, rolling spot forex e spread betting – todos estes vistos como produtos de alto risco.

Além destes produtos mencionados, um trecho da nova política do Google revela que o banimento se estende a:

“Criptomoedas e todo conteúdo relacionado a elas (incluindo, mas não limitado a, ICOs, exchanges, carteiras e serviços de consultoria).”

Ademais, o Google disse que agregadores e afiliados que utilizem anúncios no Google não poderão mais veicular material promocional relacionado a criptomoedas. Em outras palavras, a empresa está desabilitando de forma efetiva todo tipo de anúncio acerca de criptomoedas de seu site, bem como de sites de terceiros que utilizem seus produtos para anunciar. O banimento, que é uma ação focada em eliminar os golpes ocorridos na esfera cripto, também impactará companhias legítimas ou reguladas que queiram oferecer serviços envolvendo criptomoedas.

Em uma entrevista à CNBC, o diretor de anúncios sustentáveis do Google, Scott Spencer, explicou a nova postura como uma medida preventiva, visando proteger os consumidores.

“Nós não temos uma bola de cristal para saber o que o futuro reserva para as criptomoedas. Contudo, nós vimos muitos consumidores sendo lesados, ou se envolvendo em ambientes com potencial lesividade, sendo esta uma área da qual queremos nos aproximar com extremo cuidado.”

Resultado de imagem para google

Esta mudança vem juntamente com a publicação do relatório de “anúncios ruins” feito anualmente pela empresa, tendo este documento revelado que mais de 3,2 bilhões de anúncios foram tirados do ar em 2017, por violarem as políticas do Google. A empresa também afirmou que colocou 90 mil sites em sua “lista negra”, além de 700 mil aplicativos mobile.

Leia mais: R$870.000: Foxbit fora do ar por 72 horas, 30 BTC desaparecidos

Por fim, a jogada do Google em muito se assemelha com a do seu rival do ramo de anúncios, Facebook, que baniu os anúncios relacionados a criptomoedas no início de janeiro. O Facebook justificou o banimento falando sobre a existência de práticas enganosas adotadas pelas companhias por trás das promoções de ICOs e de criptomoedas, razão pela qual a empresa recrudesceu suas políticas referentes a anúncios, que se estenderão a outras plataformas das quais o Facebook é proprietário, como o Instagram.

“Nós revisitaremos esta nova política, bem como a forma através da qual nós garantimos seu cumprimento, assim que as coisas demonstrarem sinais de melhora,” disse o Facebook à época.

Fonte: CCN.com

Edição: WeBitcoin