O México não vai adotar Bitcoin como licitação legal, diz o Presidente Lopez Obrador

Andres Manuel Lopez Obrador, presidente do México, diz que seu governo não está interessado no Bitcoin e está mais preocupado com a evasão fiscal.

A decisão de El Salvador de adotar o Bitcoin como moeda legal gerou uma onda de entusiasmo político em toda a América Latina, com uma lista crescente de governos da região entusiasmados com a ideia de dar uma chance às criptomoedas.

Você pode riscar o México dessa lista.

Em uma coletiva de imprensa na manhã de hoje, o presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador descartou a possibilidade de seu país adotar o Bitcoin como moeda legal.

“Não vamos mudar nesse aspecto. Achamos que devemos manter a ortodoxia na gestão das finanças [e] não tentar inovar muito na gestão financeira”.

Disse o presidente em resposta às perguntas dos jornalistas sobre o Bitcoin .

Lopez Obrador disse que em vez de mudar o sistema financeiro nacional para torná-lo compatível com o Bitcoin, o governo se concentrará no desenvolvimento de mecanismos para evitar a evasão fiscal. “[Queremos ter certeza] de que não há privilégios, que todos contribuem [com seus impostos] e isso é o suficiente”, disse ele.

Ao contrário de países como El Salvador ou Venezuela, onde a adoção da criptomoeda desempenha um papel geopolítico, o presidente do México evidentemente não vê necessidade de balançar o barco por enquanto:

“A verdade é que não tivemos problemas em termos de arrecadação de impostos, e isso nos dá muita paz de espírito”, disse ele.

Embora o presidente Lopez Obrador possa não ver a necessidade de o governo se envolver com Bitcoin ou outras criptomoedas, outros políticos mexicanos discordam.

Indira Kempis, senadora pelo estado de Nuevo Leon, Indira Kempis, aplaudiu recentemente a decisão de El Salvador de adotar o Bitcoin como moeda legal e pediu uma abordagem semelhante em seu país.

“Quando o México vai parar com essas defasagens digitais para que possamos lidar com nossos problemas, por que El Salvador, que tem suas condições, e por que não o México, que também tem condições semelhantes?” ela disse durante um discurso no Talent Land Digital 2021 .

Da mesma forma, Ricardo Salinas Pliego – o terceiro homem mais rico do país – revelou no final do ano passado que o Bitcoin representa 10% de seu portfólio líquido. Ele também disse na época que o Banco Azteca, de sua propriedade, procurava aceitar o Bitcoin – uma iniciativa que o Banco Central do país matou antes de seu nascimento.

Embora o México possa estar fora da lista de países da América Latina que buscam um papel maior para o Bitcoin em suas economias, outras nações da região estão avançando: no Paraguai, o deputado Carlos Rejala tem um projeto de lei em andamento ; A Venezuela aprovou sua “Lei do Sistema Integral de Criptoassets“; e o Brasil está discutindo a possibilidade de declarar o Bitcoin uma “moeda de pagamento” no país.

 

Fonte: DeCrypt

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.