70% das exchanges permitem que contas sejam criadas com senhas fracas
Mais de 70% das maiores exchanges permitem que seus usuários criem contas com senhas fracas, revelou um estudo recente. Isso os deixa expostos a roubos, tendo em vista as senhas nada seguras, afirmam as autoridades. Menos da metade das plataformas de troca avaliadas fornecem ferramentas de fortalecimento de senha.
Leia mais: NEM Foundation cancela buscas pelas moedas roubadas da Coincheck
“12345” e “senha”
Algumas das exchanges mais populares permitem que seus clientes usem senhas perigosamente fracas, descobriu uma nova pesquisa. 43% das plataformas permitem que usuários criem contas escolhendo senhas com menos de oito caracteres. 34% delas nem sequer requerem senhas alfanuméricas. Em muitos casos, os pesquisadores foram capazes de criar contas utilizando senhas simples, como “12345” e palavras como “senha”.
Mais de 70% das exchanges avaliadas permitem a criação de senhas fracas, segundo o ranking anual de Força de Senhas de Exchanges, apresentado pela Dashlane. A companhia de segurança digital testou 35 das maiores plataformas de troca de criptomoedas do mundo, examinando a segurança de suas contas e de suas senhas.
Os pesquisadores também checaram se as exchanges fornecem ferramentas de fortalecimento de senhas, confirmação ou ativação por e-mail e autenticação em duas etapas.
Eles descobriram que menos de 50% das exchanges forneceram aos seus usuários ferramentas como barras coloridas indicando o nível de segurança da senha. Práticas inseguras como estas deixam as contas de muitos usuários expostas a hacks e roubos, concluiu o estudo dos autores.
O fato de muitas exchanges permitirem que seus usuários criem senhas fracas deveria servir como um chacoalhão para toda a indústria, afirmou o CEO da Dashlane, Emmanuel Schalit. Ele também ressaltou que registrar uma conta em uma exchange é comparável a abrir uma conta em um banco.
“Com a sua conta do banco, cartões de crédito, bitcoin, e outros ativos digitais potencialmente armazenados na exchange, é crucial que a sua conta esteja lacrada através de fortes medidas de segurança,” declarou Schalit.
Leia mais: Ministro das finanças da França ressalta a importância das criptomoedas
Autenticação em duas etapas é fundamental
Cada exchange avaliada foi testada em cinco critérios envolvendo senhas e segurança da conta, sendo classificadas de acordo com os pontos recebidos. Apenas dez plataformas preencheram todos os cinco critérios. Foram elas: Bitcoin.de, BitMEX, BTCC, Cobinhood, Coinbase, Cryptopia, Gemini, Huobi, itBit e Paxful.
O estudo foi conduzido entre os dias 12 e 19 de março. Esta é a primeira tentativa da empresa por trás da pesquisa de classificar exchanges de acordo com seus procedimentos de segurança envolvendo senhas. Anteriormente, a companhia testou e listou sites de compras utilizando critérios semelhantes.
Especialistas aconselham os usuários a gerarem senhas únicas, com mais de 8 caracteres, para cada conta aberta online. Utilizar números, letras em caixa alta e símbolos também reforça a segurança. Senhas que contenham frases comuns, lugares ou nomes devem ser evitadas. Habilitar uma autenticação em duas etapas é crucial, e não deve ser pulada mesmo que seja a sua primeira vez entrando em sua conta.
Leia mais: Japão adverte que Binance deverá adquirir licença para continuar suas atividades no país
Fonte: Bitcoin.com
Edição: WeBitcoin