Disputa entre SegWit e Bitcoin Cash começa a ficar acirrada
A introdução da SegWit e o lançamento da bitcoin cash (BCH) foram duas tentativas de resolver o problema de escalamento do bitcoin. Ambas as ações tiveram aproximações diferentes, com o SegWit buscando reduzir o tamanho da transação e o BCH buscando aumentar o tamanho do bloco. Uma análise recente compara o volume de transação efetuado em cada blockchain desde o hard fork ocorrido no ano passado, revelando que os números estão bem próximos.
Leia mais: Valor do Bitcoin aumenta em 6%, enquanto mercado recupera US$20 bilhões em capitalização
SegWit e BCH mostram que há mais de uma forma de escalar um blockchain
blockchain é parte técnico, parte ideológico. Existem várias razões que levaram ao fork ocorrido no bitcoin em agosto do ano passado, dando origem ao bitcoin cash, embora, em seu cerne, o fork tenha se dado para aumentar a capacidade de transação.
A SegWit procurou comprimir a quantidade de dados em cada transação, consequentemente, liberando espaço no bloco, enquanto o bitcoin cash tornou o bloco maior, fazendo com que tivesse 8MB. Novos dados publicados pela Bitmex Research revelam como cada blockchain se saiu desde que o bitcoin e o bitcoin cash seguiram caminhos separados.
Os volumes de transação cumulativos entre BCH e SegWit estão notadamente próximos, mostrando que cada solução de escalamento encontrou suas bases de suporte. A Bitmex Research explica:
“Desde o lançamento da Bitcoin Cash, 6,1 milhões de transações em SegWit ocorreram, 20,1% a mais do que a quantia cumulativa das transações efetuadas pelo Bitcoin Cash. Ajustando estes cálculos com o mês de vantagem que o BCH teve, a SegWit teve 31,5% a mais em volume de transação cumulativo do que o Bitcoin Cash. É mais do que os 20,1%, mas ainda é próximo.”
Leia mais: 70% das exchanges permitem que contas sejam criadas com senhas fracas
SegWit começou devagar
A adoção do SegWit foi baixa desde seu lançamento, permanecendo desta forma durante muitos meses, permitindo que o bitcoin cash liderasse a corrida. Ao final de dezembro, os volumes totais de transação de BCH e SegWit estavam parelhos em 4 milhões de transações cada. Foi apenas no mês passado, quando a Coinbase finalmente introduziu o SegWit, o que aumentou sua taxa de adoção para mais de 30% pela primeira vez, que seu volume total de transação ficou apto a competir com o bitcoin cash.
Proponentes de cada blockchain possuem razões para ficarem contentes com estes números, e com a forma que o futuro está tomando para cada uma de suas soluções preferidas de escalamento. Conforme ressalta a Bitmex Research:
“Embora os dados sugiram que as transações em SegWit sejam mais rápidos do que aquelas efetuadas em Bitcoin Cash, resultando em um maior volume de transações, o Bitcoin Cash advoga que seu token é mais voltado a uma filosofia de maior capacidade a longo prazo, em vez de aumentar a velocidade das transações a curto prazo. Desta forma, os apoiadores do Bitcoin Cash ainda podem alegar que este blockchain eventualmente terá um volume de transação maior que o Bitcoin, uma vez que a adoção da moeda aumente.”
Blocos de bitcoin chegam ao seu menor tamanho em dois anos
Na semana passada, o tamanho médio do bloco do bitcoin caiu para quase 0,5MB, seu menor tamanho desde janeiro de 2016. Cerca de 22% do tamanho do bloco é tomado por transações SegWit, demonstrando que a tecnologia de escalamento ainda é pouco utilizada. A drástica redução no tamanho do bloco se dá menos por conta do SegWit e mais em consideração ao batching com reduzido volume de transação. Não é coincidência que o número médio de transações de bitcoin também esteja em seu menor nível dos últimos dois anos.
Leia mais: NEM Foundation cancela buscas pelas moedas roubadas da Coincheck
O número médio de transações BTC para BCH atualmente mantem a proporção de 10:1, o que também espelha os respectivos valores de ambos os ativos. Contudo, os custos totais de transação para enviar BTC nas últimas 24 horas estão 200 vezes maiores do que para enviar BCH. Mesmo que o volume de transação em cada blockchain fosse igual, o BTC ainda custaria 20 vezes mais para ser enviado.
Fonte: Bitcoin.com
Edição: WeBitcoin