Audi está testando o uso de blockchain em sua cadeia de distribuição
A fabricante de carros alemã, Audi, está testando o uso de blockchain em seu processo de distribuição físico e financeiro. Com a nova solução, a Audi planeja aumentar a segurança e a transparência da sua rede de abastecimento global.
Leia mais: ICO da Telegram atinge US$1,7 bilhão
A fabricante de automóveis publicou a Proof-of-Concept (PoC) do seu sistema blockchain no ano passado, após testes bem sucedidos utilizando a tecnologia baseada na Hyperledger Fabric da IBM. Considerando o feedback positivo, a administração da Audi decidiu avançar com o projeto além da fase de PoC.
A equipe de pesquisa é composta de representantes de várias unidades organizacionais da empresa, como finanças, produção, logística e TI, e estão explorando atualmente a representação e documentação de processos logísticos internacionais, inclusive de liquidação financeira.
Além disso, a equipe está explorando vários casos de uso para seu blockchain, a fim de melhorar a segurança das transferências de dados, a efetividade das cadeias de abastecimento, administração das redes de energia locais e a administração de entidades digitais.
Alexander Dietmeier, chefe da tesouraria da Audi, declarou em uma entrevista concedida ao Die Produktion que blockchain tem o potencial para mudar vários princípios operacionais dentro das companhias industriais, abrindo o caminho para novas possibilidades. Dietmeier também ressaltou que acredita ser possível que a Audi ofereça criptomoedas como uma forma de pagamento no futuro.
Leia mais: “Bitcoin valerá US$1 milhão”: previsão de McAfee acaba de encontrar um grande obstáculo técnico
Outras fabricantes de carro alemãs, como BMW, Mercedes e Porsche atingiram recentemente as manchetes, tendo em vista os anúncios de seus próprios experimentos com blockchain.
Mercedes Benz, uma subsidiária do grupo automotivo Daimler AG, está emitindo sua própria criptomoeda, a MobiCoin, que recompensará os motoristas que apresentem uma direção responsável. A Porshe está explorando a utilização de aplicativos baseados em blockchain em seus veículos, com a cooperação da startup XAIN.
A BMW está planejando expandir seu portfólio através da parceria com uma startup focada em blockchain, em um esforço mútuo para desenvolver um sistema para prover eticamente cobalto para seus produtos.
Leia mais: Intel quer patentear um “acelerador” para hardwares de mineração de criptomoedas
Fonte: The Cointelegraph
Edição: WeBitcoin