Turquia em colapso, Bitcoin pode ser a salvação

Apesar do caos financeiro na Turquia, Michael Saylor acredita que os turcos poderiam “prosperar” se convertessem seu TRY em BTC.

A lira turca – a moeda nacional da Turquia – está em queda livre há três meses e perdeu cerca de 35% de seu valor em relação ao dólar americano. Este foi o resultado de políticas e decisões um tanto controversas do presidente, a última das quais levou a uma queda diária de 15% em relação ao dólar americano.

Em setembro, o presidente Recep Erdogan, também declarou guerra ao bitcoin, com o objetivo de abrir caminho para a implementação da lira digital. Desde então, a Turquia sofreu reveses econômicos significativos, enquanto a criptomoeda primária aumentou seu preço em quase 40%. Como tal, Michael Saylor da MicroStrategy aconselhou os habitantes locais a converterem as suas moedas fiduciárias em bitcoin para se salvarem no caos monetário que reinava dentro das fronteiras do seu país.

Agrava-se a crise financeira da Turquia.

A situação financeira da Turquia é preocupante, para dizer o mínimo, e os principais problemas decorrem da queda da lira turca. Em 23 de novembro, caiu para um nível histórico mínimo de 13,44 em relação ao dólar. Isso foi uma redução de 15% para um único dia.

A maior queda tem causado inflação, que hoje gira em torno de 20%. Bens e serviços básicos para os turcos (uma população de aproximadamente 85 milhões) aumentaram de preço, enquanto seus salários em moeda local foram severamente desvalorizados.

A pandemia COVID-19 e as políticas polêmicas que alguns governos executaram também causaram o aumento da inflação. A impressão em massa do dólar americano, por exemplo, elevou a taxa nos estados para quase 6%. Ainda assim, a situação na Turquia parece muito pior.

Ter uma moeda nacional que perde seu valor diariamente pode significar que o estado terá mais dificuldades para combater a pandemia em massa e restaurar sua economia.

Falando sobre o coronavírus, é importante destacar que o país é um dos mais afetados por uma série de novos casos e mortes registradas. Até agora, mais de 75.000 pessoas perderam suas vidas, enquanto quase 30.000 novos casos diários.

A crise econômica e de saúde no estado é tão severa que a gigante da tecnologia – Apple – suspendeu temporariamente vendas online de seus aparelhos dentro das fronteiras da Turquia. Ainda não está claro quando a empresa irá restaurar esses serviços.

Leis controversas de Erdogan.

Muitos consideram que o presidente Erdogan e suas ordens controversas alimentaram essa anarquia financeira. Tim Ash – Estrategista Sênior de Mercados Emergentes da Bluebay Asset Management – está entre aqueles:

“Insano onde a lira está, mas é um reflexo do cenário insano de política monetária sob o qual a Turquia está operando atualmente.”

A já mencionada queda de 15% da lira em relação ao dólar veio depois que o presidente Erdogan dobrou sua política de redução das taxas para vencer sua “guerra econômica pela independência”. Esses ciclos agressivos visam aumentar as exportações, os investimentos na região e os empregos. Até agora, porém, houve pouco ou nenhum sucesso, e as ações de Erdogan receberam uma reação massiva dos partidos opostos.

Turquia e Bitcoin.

Era abril de 2021 quando o governo local proibiu investidores em criptomoedas de utilizar seus acervos para pagamentos. As autoridades também os proibiram de empregar ativos digitais “direta ou indiretamente na prestação de serviços de pagamento e emissão de dinheiro eletrônico“.

Em vez de afastar os locais das criptomoedas, as restrições tiveram o efeito oposto, e as buscas de Bitcoin no Google no país atingiram um recorde histórico .

Em setembro, o presidente Erdogan disparou outro tiro contra a indústria de ativos digitais ao declarar guerra ao BTC. Fiel à sua regra autoritária, ele queria abrir caminho para uma moeda digital do banco central, que estaria sob controle total do governo.

“Estamos em uma guerra contra o Bitcoin”.

Disse ele na época.

“Porque continuaremos na estrada com o nosso dinheiro, que é a nossa identidade fundamental neste assunto.”

Semelhante ao que aconteceu em abril, o interesse das pessoas pelo bitcoin e pelas altcoins aumentou enquanto a lira turca apresentava tendência de baixa em relação ao dólar e outras moedas nacionais. Ao mesmo tempo, o bitcoin atingiu seu ponto mais alto e, embora tenha retrocedido um pouco desde então, ainda está bem à frente do dólar, enquanto a lira não.

Adote o BTC se quiser “prosperar“.

A Turquia e sua moeda local podem estar em um estado de destruição, mas o bitcoin pode ajudar os residentes a se reerguerem. Isso é o que Michael Saylor – CEO da MicroStrategy e um proeminente touro da BTC – opinou recentemente.

https://twitter.com/saylor/status/1463140724380217348?s=20

Esta não é a primeira vez que Saylor expõe seus pensamentos em um nível macroeconômico. Não muito tempo atrás, ele elogiou a decisão de El Salvador de aceitar o bitcoin como moeda legal.

Saylor certamente sabe uma ou duas coisas sobre como converter uma parte substancial de seu capital (ou de sua empresa) em bitcoin. Seu estoque pessoal de BTC e as participações da MicroStrategy atualmente valem mais de US $ 5 bilhões.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.