Dólar digital requer consenso dentro do governo, diz secretária de tesouro dos EUA

Para que o dólar digital funcione, será necessário convencer as principais autoridades de Estado.

Janet Yellen, da Secretaria de Tesouro norte-americana, ainda não está certa sobre o destino do dólar digital, ainda que seja a favor da iniciativa. A declaração foi feita à Reuters.

Durante a conferência Reuters Next, Yellen falou que as vantagens e desvantagens de criar uma CBDC (Central Bank Digital Currency, ou “Moeda Digital de Banco Central, em tradução livre) exigem maior estudo antes de sua implementação:

“Vejo tanto vantagens como desvantagens em utilizá-la. Ainda não tenho opinião formada sobre isso.”

Rápido, por favor

Por outro lado, nem todos os membros do governo acreditam que há tempo a perder. Lael Brainard, governador do FED (Sistema de Reserva Federal dos EUA), cobrou urgência na criação do dólar digital. Brainard também indicado pelo presidente Joe Biden à vice-presidência do banco central.

Em julho, Brainard afirmou que não é possível perder tempo com relação ao lançamento do dólar digital, uma vez que China e outros países já estão desenvolvendo seus próprios ativos virtuais.

Yellen acredita que um relatório do FED será publicado em breve. Também alega que o banco central entende a necessidade de haver consenso para proceder com o dólar digital.

EUA x criptomoedas

Uma das formas que o governo norte-americano encontrou para tentar diminuir o uso de criptomoedas é através da criação do dólar digital.

Recentemente, Biden anunciou um plano trilionário de infraestrutura para o país: o pacote de US$ 1 trilhão em investimentos deve arrecadar cerca de US$ 550 bilhões em taxação de criptomoedas.

Ninguém gosta de pagar mais imposto – portanto, após o anúncio do presidente, o Bitcoin começou a despencar.

A queda, entretanto, não deve ser vista como algo negativo: o barateamento, ainda que temporário, do Bitcoin abre uma janela de oportunidade para a compra.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.