Blockchain está “se tornando mainstream”, afirma vice-presidente da Comissão Europeia
O vice-presidente da Comissão Europeia convidou as nações da União Europeia a se comprometerem com blockchain que, de acordo com ele, está saindo do laboratório e está se tornando mainstream.
Leia mais: Golem, um dos apps mais ambiciosos do Ethereum, está oficialmente em fase beta!
Em um discurso focado em digitalização, o vice-presidente da Comissão Europeia – o braço executivo da União Europeia – definiu a tecnologia blockchain como uma área com a qual as nações da União Europeia devem se comprometer. Andrus Ansip, vice-presidente da CE, salientou que o blockchain é uma das áreas onde a Europa está melhor posicionada para desempenhar uma função de liderança, juntamente com a inteligência artificial.
Ansip estava fazendo considerações sobre a iniciativa anual “Digital Day” da União Europeia, que será sediada em Bruxelas este ano, quando declarou:
“Eu gostaria que os países da União Europeia se comprometessem de forma semelhante àquela despendida em relação ao setor de inteligência artificial, quando se trata de tecnologias envolvendo blockchain – que agora estão saindo do laboratório e se tornando mainstream. Nós devemos aproveitar ao máximo essa oportunidade para inovar.”
Para este fim, Ansip solicitou que os governos e a iniciativa privada contribuam com a causa, declarando que o investimento mal afeta a carteira da União Europeia, representando menos de 1% das riquezas anuais geradas pelas economias do grupo.
“Precisamos de dinheiro,” ele acrescentou de forma direta.
Leia mais: China precisa de melhor regulamentação para que o blockchain cresça no país, afirmam especialistas
As considerações são feitas poucas semanas após o lançamento do Observatório e Fórum de Blockchain da União Europeia, ocorrido no início de fevereiro. Anunciada pela CE no ano passado, esta inovação foi uma resposta a um parlamentar europeu, que mandou que a União Europeia fortalecesse seus conhecimentos técnicos sobre estas novas tecnologias.
A CE afirmou que investirá 300 milhões de euros em projetos diretamente relacionados com o uso de blockchain. A Comissão também revelou que está desenvolvendo as atividades requeridas para estabelecer uma parceria europeia na área do blockchain, a fim de promover estruturas interoperantes, presumidamente entre nações da União Europeia, a fim de fortalecer os serviços digitais da região.
Enquanto isso, outros oficiais da Comissão Europeia deram a entender recentemente sobre a introdução de uma estrutura regulatória para criptomoedas.
Leia mais: Hack de US$170 milhões da Bitgrail continua repercutindo
Fonte: CCN