22 países assinam declaração para formar a Aliança Europeia de Blockchain
O Digital Day da Comissão Europeia (CE) levou à assinatura de uma declaração, que tem como objetivo criar uma Aliança Europeia de Blockchain, composta por 22 países, segundo um comunicado publicado ontem pela CE.
Leia mais: Bitfinex nega envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro
Durante seu discurso ontem, o vice-presidente da Comissão Europeia insistiu que a Europa se torne um líder no ramo das tecnologias digitais, trabalhando com inovações na esfera do blockchain, bem como no desenvolvimento da área de inteligência artificial.
O comunicado descreve que a Aliança será:
“Um veículo para cooperação dos estados membros, que trocarão experiências e especializações nos campos técnico e regulatório, preparando o lançamento de aplicações que abranjam todo o bloco econômico da União Europeia, por meio do Digital Single Market, que beneficiará o público e os setores privados.”
A Comissária da Economia Digital e Sociedade, Mariya Gabriel, falou sobre o potencial que pode ser integrado por esta tecnologia no corpo industrial atual:
“No futuro, todos os serviços públicos utilizarão blockchain. Esta tecnologia é uma grande oportunidade para a Europa e os Estados Membros repensarem seus sistemas de informação, a fim de promover confiança nos usuários e a proteção de dados pessoais, ajudando a criar novas oportunidades de negócios e estabelecer novas áreas de liderança, beneficiando cidadãos, serviços públicos e companhias.”
Leia mais: Golem, um dos apps mais ambiciosos do Ethereum, está oficialmente em fase beta!
O tópico de regulamentação do blockchain também foi tratado no comunicado emitido à imprensa, através do qual foi declarada uma aliança que contribuirá com a criação de um ambiente inclusivo, totalmente submetido às leis da União Europeia e com claros modelos de governança, medidas que auxiliarão o florescimento de serviços baseados em blockchain em toda a Europa. A CE relatou no início de março que lançará uma estrutura neste sentido para toda a União Europeia, tratando da área fintech, notadamente do blockchain.
Os Estados participantes que assinaram a declaração que firma a Aliança Europeia de Blockchain foram: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checha, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Reino Unido. O comunicado acrescentou que outros membros da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu estão convidados a se juntar.
Leia mais: China precisa de melhor regulamentação para que o blockchain cresça no país, afirmam especialistas
No início de fevereiro, a CE lançou o Observatório e Fórum de Blockchain da Europa, tido por Gabriel como um dos mais compreensíveis repositórios de experiência e especialização em blockchain.
O comunicado ressalta ainda que a CE investiu mais de 80 milhões de euros em projetos relacionados ao blockchain, com mais 300 milhões de euros previstos para serem investidos no desenvolvimento desta tecnologia até 2020.
Fonte: The Cointelegraph