El Salvador: Bitcoins estão sumindo das carteiras dos usuários

bukele interna01
Naiyb Bukele, presidente de El Salvador. Fonte: OpenDemocracy

Um usuário coletou inúmeras evidências a respeito de desaparecimentos misteriosos de saldo; o aplicativo em questão é Chivo, criado pelo governo salvadorenho.

“PUF!”

O jornal New Scientist informou que centenas de usuários estão reclamando do desaparecimento repentino de seus saldos em Bitcoin. O problema estaria acontecendo por meio da Chivo, carteira de criptomoedas desenvolvida pelo governo de El Salvador.

Ainda segundo o portal de notícias, o usuário do Twitter El Comisonado coletou 50 evidências de Bitcoin desaparecendo das carteiras de usuários – sem nenhuma razão aparente, como solicitação de saque ou algo similar.

El Comisonado teria entrado em contato com as autoridades salvadorenhas para explicar o problema e cobrar respostas; porém, segundo ele, sua única resposta foi o silêncio:

“O governo não respondeu, tampouco reconheceu os erros. Essa é uma das coisas que a população exige: que eles respondam as reclamações. Muitos tiveram de esperar por vários meses para conseguir o dinheiro de volta.”

Desconfiança

Zaira Navas, membro da Polícia Civil de El Salvador, também disse ter passado por problemas semelhantes aos relatados pelos usuários.

Rogzy, um influenciador digital especializado em blockchain e criptomoedas, comentou sobre o caso:

“Não creio que a Chivo seja segura. Ninguém pode verificá-la, pois seu código não é aberto.”

De acordo com El Comisonado, poucos usuários tendem a confiar na carteira estatal, pois suas características técnicas são desconhecidas.

Insatisfação

Desde a implementação do Bitcoin como moeda legal, salvadorenhos têm ocupado as ruas contra a iniciativa de Nayib Bukele, presidente do país.

De acordo com o The Guardian, protestos têm ocorrido no país porque uma parcela da população acredita que o Bitcoin estaria sendo utilizado pelo governo para facilitar a corrupção.

Placas com os dizeres “No al lavado de dinero corrupto” (“Não à lavagem de dinheiro corrupto”, em tradução livre) foram levadas às ruas pelos manifestantes.

Ativistas acreditam que a nova legislação cria insegurança jurídica à população, além de facilitar os processos de descriminalização de embustes.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.