Empresa de aplicações em criptomoedas é acionada na Justiça em Cabo Frio
Membros da diretoria afirmam que a prisão do ex-fundador da GAS Consultoria criou empecilhos para pagar os investidores; as duas empresas nasceram na mesma cidade.
Alerta de scam
De acordo com o Extra, mais uma empresa de investimentos em criptomoedas, sediada em Cabo Frio, na Região dos Lagos (RJ), lesou usuários por deixar de pagar rendimentos em supostas aplicações em Bitcoin.
A RC Consultoria e Tecnologia tem sede na mesma cidade que a GAS Consultoria, empresa fundada por Glaidson Acácio dos Santos, preso pela Polícia Federal por conta da criação de um esquema de pirâmide multibilionário.
Segundo a empresa, suas contas sofreram “bloqueios arbitrários”, o que teria impossibilitado o pagamento de rendimentos em criptomoedas aos seus clientes. Além disso, culpou a Operação Kriptos, criada em conjunto pela PF e pela Receita Federal, pelas dificuldades que têm enfrentado para honrar com seus compromissos.
As contas bancárias de um trader, responsável pelas movimentações financeiras da equipe, teriam sido bloqueadas durante as investigações da Justiça.
Caso de justiça
Usuários furiosos com os pagamentos atrasados acionaram a 2ª Vara Cível de Cabo Frio para mover processo contra a RC Consultoria. Um deles afirma ter investido algo em torno de R$ 250 mil em criptomoedas, mas está sem receber pagamentos desde outubro.
Outro cliente, um comerciante local, diz ter injetado R$ 110 mil na empresa; porém, até o momento, não conseguiu seu dinheiro de volta. Por questões de sigilo, os nomes não foram divulgados pela reportagem.
Membros da RC Consultoria afirmam sofrer várias ameaças de clientes insatisfeitos. Para evitar represálias, dizem ter saído de Cabo Frio e, agora, estão em algum lugar do Rio de Janeiro.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.