Dá para ficar rico no CryptoShips, cópia do CryptoCars?
Sucesso da família CryptoCars, CryptoPlanes e, agora, o CryptoGuards gera CryptoShips
CryptoShips é um jogo online baseado em NFT que recompensa os jogadores com dinheiro real enquanto eles jogam, o famoso “Play to Earn”. Para embarcar, você terá que configurar uma carteira MetaMask e abrir caixas para navios NFT exclusivos baseados em navios famosos em todo o mundo.
Vale a pena investir no CryptoShips?
Para responder essa pergunta precisamos colocar alguns pontos de análise dos fundamentos do Game.
Esses pontos, resumidamente, são: Planejamento, Token, Investimento, Jogabilidade e Redes Sociais.
Vamos falar um pouco sobre cada um destes:
Planejamento (Roadmap)
O Roadmap é uma parte muito importante na hora de analisar um projeto. Ele é , de certa forma, um cronograma, mostrando em que períodos acontecerá cada atividade planejada. Se as atividades estão sendo feitas dentro do prazo, isso é um bom sinal.
Um ponto positivo do roadmap do CryptoShips é que eles colocam uma data específica para cada atividade, funcionando como marco. A maioria dos outros games, colocam um período, por exemplo: atividades do próximo trimestre.
No site, a imagem mostra em que ponto o barco do roadmap está. Próxima atividade: “Funções de Saque” que nesse caso está atrasada, visto que escrevo essa análise no dia 30/12.
Token
Um dos pontos mais importantes para verificar a parte econômica do projeto e sua longevidade é analisar o Tokenomics do Game. Vamos ver:
Primeiro ponto é estar explícito no site qual o contrato da moeda. Isso é importantíssimo para evitar investimento em tokens falsos com o mesmo nome (Acreditem, tem muitos…)
$CSHIP – contrato: 0x6218079f1a5d50d3a8358093699b9943a662ef7c – rede BSC
Conforme o Whitepaper do projeto vendo o tokenomics, o supply máximo de tokens é de 100 milhões de moedas, exatamente igual ao (seu pai) CryptoCars.
Na distribuição, 43% vai para o “Play to Earn”.
O Consultor, a equipe central, o Marketing e Desenvolvimento da plataforma ficam com 31% do total. Porém, cada um desses 4 tem a carteira bloqueda por um período de tempo. O consultor, o marketing e o desenvolvimento têm um bloqueio de 3 meses, enquanto a equipe central tem a wallet bloqueada durante 27 meses, de acordo com as informações do Whitepaper.
Outro ponto é verificar o Marketcap atual
Nesse momento o CryptoShips tem $36,8 milhões de MarketCap enquanto o Cryptocars tem $41,6 milhões. Lembrando que o jogo do CCAR já teve um valor de mercado de cerca de 4,7x a mais. Isso pode ser visto como um potencial crescimento do CryptoShips se atingir o mesmo sucesso.
Investimento
Para entrar no game hoje, você vai precisar de 500 $CSHIP pra comprar um barco (NFT) e, por enquanto, não há custo com combustível ou emplacamento como no Cryptocars.
O jogo foi lançado há 7 dias e há uma informação no Discord oficial do projeto que em 10 dias começariam a cobrar o combustível, no valor de 1 CSHIP por barco por dia.
De acordo com o player TimTim (nickname Twitch) que está no game desde o 1° dia, com um barco comum ou raro, faz uma média 18 $CSHIP por dia.
Com essa conta, o game, no preço atual, te dá um ROI de cerca de 28 dias com um barco comum. Isso mantendo o preço do token atual. Se o token subir, o roi vem mais rápido, mas se cair, demora mais.
Apesar que quem entrou na Whitelist conseguiu pegar 2 barcos com $50, ou seja, tirou o ROI em 2 dias (Santas White Lists!)
o Jogo
Cada navio tem 4 atributos que são: Velocidade, Poder, Direção e Óleo – e funciona como simulação (Idle) como no CryptoCars (sim, é uma cópia quase fiel), ou seja, só clicar; não precisa de habilidade.
Há 5 tipos de raridades no Cryptoships: Comum, Incomum, Raro, Épico e Lendário. A raridade muda os atributos e melhora quanto mais raro. Mas o ponto chave é o óleo. O épico tem 75 de óleo enquanto o comum, incomum e raro tem 60 de óleo. Já o Lendário tem 90 de óleo, isso significa que:
→ Comum, Incomum e Raro correm 4 vezes ao dia
→ Épico corre 5 vezes ao dia
→ Lendário corre 6 vezes ao dia.
Hoje, só há o formato PVC (Player vs Computer) mas em breve teremos os PVP.
Atualmente também não há marketplace para comprar os barcos no mercado. você tem que comprar 500 $CSHIPs e abrir uma box para ter um navio na sorte de acordo com os percentuais acima.
Redes Sociais
As redes representam o engajamento da comunidade e o “feedback” nos chats. Hoje, a principal rede de comunicação dos NFT Games é o Discord. No caso do CryptoShips, há 42800 pessoas.
Outras redes bastante usadas são Twitter e Telegram. O Game, apesar de ter apenas 1 semana de lançamento, já tem, 93500 no Twitter e 70600 mil pessoas no Telegram, no momento que escrevo esse post.
Vale analisar o que as pessoas estão falando nos chats dessas redes e tentar medir o sentimento da comunidade.
Conclusão
O Game foi lançado há apenas 1 semana e em todos os pontos mostra sinais positivos, principalmente no bloqueio da carteira da equipe (é preciso verificar!) e no engajamento das redes sociais.
Segundo alguns players, o saque dos tokens, nesse momento, funciona normalmente tendo um mínimo de 100 CSHIPs por dia e máximo de 1000 – essa informação é importante para verificar que dá pra sacar e fazer o swap dos tokens.
Ponto negativo é que ele é uma cópia direta do CryptoCars e vai depender do Hype. De acordo com o player de NFT Games Victor25als (nickname Twitch) ele não investiu por esse motivo:
É só cópia, “jogo” q depende 100% de hype!
Todos os principais pontos estão nesse artigo. O fundamental é que cada pessoa possa analisar por si só e decidir se vale a pena tomar o risco ou não.
Bons Games!
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.