México deve lançar moeda digital estatal em 2024
Iniciativa do governo mexicano busca reduzir evasão fiscal; o presidente não tem quaisquer planos de adotar o Bitcoin como moeda legal.
CBDC
O Banxico (Banco do México) publicou no Twitter seu plano a respeito do lançamento de uma moeda digital estatal (CBDC). O projeto deve ser lançado em 2024.
De acordo com o texto, a entidade descobriu que as novas tecnologias monetárias, bem como as novas infraestruturas de pagamentos, são extremamente importantes para gerar valor à economia mexicana, além de criar inclusões financeiras pelo país de diversas formas.
Confira o anúncio (traduzido do espanhol):
“O Banxico informa que, até 2024, terá sua própria moeda digital em circulação, considerando que estas novas tecnologias e a infraestrutura de pagamentos de última geração são extremamente importantes como opções de grande valor para avançar na inclusão financeira do país.”
Moeda digital é pop
O termo CBDC (Central Bank Digital Currency) está cada vez mais popular; a criação de moedas digitais controladas por banco central simplificam o controle econômico do país, dando ao governo recursos suficientes para combater crimes financeiros e verificar, com muito mais precisão, questões relacionadas a impostos e declarações tributárias.
Por meio de uma economia digital, o Estado é capaz de prevenir sonegações com muito mais propriedade. Além disso, a falsificação de ativos fiduciários se torna algo muito mais complicado, tendo em vista a robustez das tecnologias blockchain envolvidas na criação de ativos digitais.
Bitcoin? Não, obrigado
Andres Manuel Lopez Obrador, presidente do México, deixou claro que seu governo não tem interesse no Bitcoin; sua principal preocupação encontra-se na evasão fiscal. A criação de uma CBDC é uma das iniciativas tomadas pelo governo para prevenir embustes:
“Não vamos mudar este aspecto. Acho que devemos manter a ortodoxia na gestão das finanças (e) não tentar inovar muito na gestão financeira.”
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.