Exchanges brasileiras criam associações “rivais” de criptomoedas

As maiores exchanges do país, incluindo Bitcointrade, Mercado Bitcoin, Foxbit e outras, recentemente se juntaram para criar uma associação de criptomoedas, cujo objetivo é defender os interesses dos usuários das criptos. A organização, intitulada Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), descobriu que outras companhias criaram uma associação “rival”.

Leia mais: Oportunidade nos períodos de baixa: Coinbase adquire startup de carteira descentralizada

Liderada pela empresa do ramo fintech, Atlas Project, outras companhias relacionadas a criptomoedas aparentemente uniram suas forças para criar outra organização, chamada Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB).

Segundo o site Portal do Bitcoin, os dois projetos possuem abordagens diferentes sobre a regulamentação de criptomoedas, mas acredita que elas trabalharão em conjunto. Natália Garcia, vice-presidente da ABCripto, revelou ter descoberto recentemente sobre a ABCB.

A ABCripto começará a trabalhar com as exchanges do país, juntamente com outras empresas, dentro de duas a três semanas. Natália declarou:

“Me preocupa uma associação não ter nenhuma exchange relevante. Todo mundo do mercado sabia que estávamos criando uma associação e nos preparando para conversar com os outros players do mercado.”

O objetivo da ABCripto é criar várias categorias, possibilitando a entrada de um grande número de negócios relacionados a criptomoedas na associação. Ela defenderá a regulamentação das criptomoedas como ativos dentro do país. Natália revelou que está atualmente falando com reguladores, para que eles possam mostrar a melhor maneira de criar uma regulamentação.

Por outro lado, a ABCB ainda não adotou uma posição sobre como as criptomoedas devem ser regulamentadas no Brasil. Segundo o presidente da associação, Fernando Furlan, ela:

“Defenderá o mercado das criptomoedas no Brasil, a privacidade, e que as regulamentações não acabem com as inovações.”

Leia mais: Bitmain recebe aval para iniciar operações de mineração nos Estados Unidos

shutterstock 1066551185

 

ABCB se tornará um meio que ajudará a guiar seus parceiros através de uma série de princípios, enquanto fornece assistência regulatória. Ela conectará autoridades e reguladores aos cripto negócios, promovendo o debate.

Sobre as regulamentações, Furlan declarou:

“Existe uma incerteza legal. Dependendo do propósito, as criptomoedas podem ser consideradas como forma de pagamento ou ativo financeiro.”

A ABCB está “em construção” desde outubro 2017, pouco menos de um mês antes da ABCripto ser fundada. As organizações revelaram a possibilidade de criar um canal de comunicação, trabalhando em conjunto para o bem do país.

O que você acha sobre esse episódio?

Leia mais: A ICO Fan Controlled Football League fecha parceria com a Twitch para transmitir seus jogos

Fonte: CCN