Inflação na Turquia faz com que os cidadãos utilizem mais as criptomoedas
A inflação na Turquia subiu para 36%, já que a Lira perdeu 44% de seu valor para o Dólar Americano
Nos últimos tempos, uma das maiores crises econômicas que os países ao redor do mundo vêm enfrentando é a inflação; especialmente porque vários deles estão tendo que lutar contra o poder de compra cada vez menor de sua moeda fiduciária nacional devido ao efeito da pandemia do coronavírus.
A Turquia está lutando contra uma crise econômica
Um país que está lutando essa batalha é a República da Turquia, onde as indicações atuais mostram que as taxas de inflação do país subiram para mais de 30%, a mais alta de todos os tempos. De acordo com um relatório da Reuters, os preços ao consumidor dispararam para 13,58% no final do ano anterior.
Conforme as informações obtidas do Instituto de Estatística da Turquia na segunda-feira, as taxas de inflação do país ultrapassaram os 36%, mostrando a profundidade da crise econômica em que o país se encontra atualmente. Além disso, a moeda fiduciária nativa do país, Lira, perdeu 44% de seu valor em relação ao dólar dos Estados Unidos no ano passado.
Por causa dessas taxas de inflação crescentes, o Banco de referência do país, teve repetidamente que reduzir o valor de referência da taxa de juros. Na verdade, o Banco ainda reduziu a taxa de juros em dezembro, quando a Lira do país caiu para uma nova mínima de 15,5% em relação ao dólar dos Estados Unidos.
Notavelmente, a inflação da Turquia foi atribuída a uma série de fatores como o custo de transporte, bebidas e alimentos, bem como itens domésticos que cresceram além dos anos anteriores.
Cidadãos turcos rebanho cripto
Devido a esse nível de inflação, os cidadãos do país têm migrado para ativos cripto digitais à medida que a demanda por Bitcoin e outros Tokens digitais aumentou enormemente no ano anterior.
De acordo com dados da Cryptocompare, TRY representa 0,69% e 0,72% de todas as negociações de Bitcoin e swaps da Ethereum, respectivamente. Embora pareça impressionante, representa apenas uma fração da demanda por Stablecoins entre os cidadãos. Em 3 de janeiro de 2022, o maior par de negociações envolvendo o USDT estava com a Lira Turca, em 29,42%.
Outros países com problemas semelhantes
Enquanto a Turquia luta contra uma crise econômica, outros países como Argentina, Venezuela e Nigéria também enfrentam problemas semelhantes com suas próprias moedas nacionais.
Conforme relatado por Cryptoslate, a taxa de adoção das criptomoedas na Argentina, subiram após a visita do Vitalik Buterin ao país. Além disso, os nigerianos são um dos maiores usuários de ativos digitais no mundo, visto que muitos cidadãos destacam o valor cada vez menor de sua moeda nacional.
Tudo isso contribuiu enormemente para o aumento da adoção de criptomoedas em todo o mundo no ano passado.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future