Solana, Terra e Polkadot estão crescendo mais rápido que Ethereum
A Ethereum ainda possui o maior ecossistema de desenvolvedores da Web3, de acordo com a Electric Capital. Mas outras redes estão ganhando força
Não há nada como um boom do mercado para trazer pessoas a bordo. Depois de um recorde de 2021 para preços de criptomoeda, mais desenvolvedores do que nunca se juntaram a projetos Web3 no ano passado.
E de acordo com um novo relatório da empresa de investimento em criptomoeda em estágio inicial Electric Capital, vários ecossistemas de protocolo estão ultrapassando o maior ecossistema de desenvolvedores que existe, o Ethereum. “Polkadot, Solana, NEAR, Binance Smart Chain, Avalanche e Terra têm um crescimento inicial do ecossistema mais rápido do que o Ethereum”, afirma o relatório.
As métricas que ele usa para chegar a essa conclusão são a duração de dias desde o primeiro “commit”, ou alteração no código, e o número total de desenvolvedores desde o lançamento. Quando medidos em relação ao Ethereum em um estágio semelhante, esses seis ecossistemas da camada 1 têm desenvolvedores mais ativos.
Solana, Avalanche, BSC e Terra surgiram no ano passado como novos centros para atividades financeiras descentralizadas (DeFi), com suas redes acomodando aplicativos para empréstimos ponto a ponto, trocas e outras transações. Seus preços de token subiram nas paradas de acordo. NEAR também está integrando elementos DeFi, fazendo com que sua moeda nativa batesse um recorde nesta semana. E depois de vários anos de trabalho, Polkadot lançou “parachains” no final de dezembro, essencialmente trazendo Blockchains menores para sua rede.
O extenso relatório da Electric Capital inclui vários elementos que colocam o crescimento do ecossistema em perspectiva, para que ninguém grite que ele deturpe o valor geral do Ethereum enquanto incha os rivais.
Primeiro, ele admite que “nem todos os commits são criados iguais” em termos de tempo gasto e limita seu escopo a repositórios de código-fonte aberto, o que tem o efeito de subestimar o total de desenvolvedores.
Em segundo lugar, o relatório divide os dados do desenvolvedor de várias maneiras, incluindo a análise de desenvolvedores de comunidade e protocolo em tempo integral, meio período e único. (Os desenvolvedores de protocolo trabalham na Blockchain principal, enquanto os desenvolvedores da comunidade trabalham nas ferramentas e aplicativos desse Blockchain.) Ao olhar apenas para desenvolvedores em tempo integral (aqueles com pelo menos 10 commits por mês), Solana, Polkadot, BSC e NEAR ainda têm classificação à frente de Ethereum em estágios comparáveis; Avalanche e Terra não.
Terceiro, o Electric Capital também analisa os níveis de retenção entre os protocolos e o que faz com que os desenvolvedores permaneçam. (Dica: Aqueles que ingressam no pico do mercado provavelmente não permanecerão.) Ele descobre que o Ethereum atrai a maior parte dos novos desenvolvedores Web3, com média entre 20 e 25% do total a cada mês. Isso equivale a mais de 700 novos desenvolvedores para Ethereum por mês, um recorde histórico. Além disso, 30% dos desenvolvedores que começaram em tempo integral em projetos Ethereum em 2017 ainda existiam em 2021. Em todo o espaço Web3, a retenção durante três anos foi de 30% – o Ethereum tem taxas de atrito mais baixas.
Finalmente, há um reconhecimento tácito de que Bitcoin e Ethereum existiam em ambientes de mercado muito diferentes dos concorrentes mais recentes, como Solana e Terra. As corridas de Bull atraem desenvolvedores, de acordo com as descobertas da Electric Capital, e não o contrário. O sucesso do Bitcoin e do Ethereum durante os ciclos de alta anteriores ajudou a preparar o maior ecossistema de criptografia que vemos hoje. Além disso, Blockchains como Avalanche e BSC são clones do Ethereum, o que os ajudou a atrair desenvolvedores familiarizados com o último.
Em termos de onde as coisas estão hoje, independentemente da idade do Blockchain, Ethereum ainda tem o maior ecossistema de desenvolvedores, embora Bitcoin tenha caído para o quinto lugar, atrás de Polkadot, Cosmos e Solana.
Fonte: Decrypt
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future