O Bitcoin teve uma redução de 10%, o que está por trás dessa liquidação do mercado?

Um cenário macroeconômico incerto e problemas no Cazaquistão estão sendo responsabilizados pela retração do mercado.

Contra Capa 34

A primeira semana de 2022 teve um início desfavorável, já que o Bitcoin sofreu uma oscilação de 10% para o lado negativo, na quarta-feira. Os ursos afundaram o preço para a zona de US $ 42.500 antes de fechar a vela diária ligeiramente mais alta, em US $ 43.200, de acordo com a publicado por Cryptoslate

BTCUSDT 2022 01 06 09 26 07
Fonte: BTCUSDT em TradingView.com

Com isso, o Índice de Fear and Greed avançou para o medo extremo, atingindo uma baixa de 15 em 24 semanas.

Um valor abaixo de 25 representa um sentimento de medo extremo. E embora o mercado tenha oscilado dentro e ao redor desta zona desde o final do quarto trimestre de 2021, o aumento da incerteza macro é um fator mais crítico desta vez.

Bitcoin e ações estão sentindo o aperto

A descoberta de uma nova variante covid, chamada IHU, na França e o Fed anunciando uma intenção agressiva de combater a inflação foi um golpe para a criptomoedas e nas ações.

O Federal Reserve deve aumentar as taxas de juros mais cedo do que o esperado e começar a reduzir seus ativos gerais, como um segundo freio para a economia.

As ações de tecnologia dos EUA foram as mais atingidas, com o Nasdaq despencando 3,3% (uma perda de 530 pontos), marcando seu pior desempenho desde fevereiro de 2021.

O gerente de portfólio da PineBridge Investments, Hani Redha, disse que a ameaça iminente de aumentos nas taxas de juros fez com que os investidores abandonassem as empresas de tecnologia especulativa.

A criptomoeda, amplamente considerada uma tecnologia especulativa, também foi duramente atingida. A quarta-feira abriu com uma capitalização de mercado total de US $ 2,204 trilhões. Com o desenrolar dos eventos do dia, os vendedores baixaram a capitalização de mercado para US $ 2,043 trilhões – uma queda de 7% no valor total.

Os maiores perdedores nas últimas 24 horas foram Internet Computer, Loopring e Axie Infinity, todos com perdas de cerca de -18%. Mais da metade dos 100 maiores tiveram perdas digitais duplas.

Além de stablecoins, apenas APENFT apoiado pela Tron conseguiu contrariar a tendência, postando um ganho de 5% nas últimas 24 horas.

GraficoGlobalCripto
Fonte: CoinMarketCap.com

Enquanto a Organização Mundial da Saúde minimizou a ameaça da IHU, os mercados provavelmente estão preocupados com o potencial de novos bloqueios para combater a nova cepa.

Caos no Cazaquistão

Os analistas também culpam os eventos no Cazaquistão pela retração nos mercados de Bitcoin e criptomoeda.

A duplicação do custo do gás liquefeito de petróleo gerou agitação civil no país. Isso gerou confrontos entre manifestantes antigovernamentais e forças de segurança, levando a dezenas de mortos e centenas de feridos.

Além de impor um toque de recolher e proibir reuniões em massa, o governo também trouxe um apagão de internet em todo o país.

O presidente Kassym-Jomart Tokayev impôs um estado de emergência em todo o país que inclui toque de recolher e proibição de reuniões em massa.

O Cazaquistão é agora o segundo maior fornecedor de mineração com Proof of Work, beneficiando-se significativamente da postura anti-criptográfica da China.

Após o apagão da Internet no país, o hashrate de Bitcoin caiu 12%.

Junto com a rede elétrica não confiável do Cazaquistão, esses eventos provocam um debate sobre a adequação do país como um importante centro de mineração.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future