Solana também será protagonista em 2022?
Solana foi uma das criptomoedas de melhor desempenho em 2021 e de acordo com muitos especialistas, essa tendência deve continuar em 2022
Solana (SOL) se tornou uma rede importante em contratos inteligentes e alternativas de blockchain para Ethereum. No ano passado, o valor total bloqueado da rede (TVL) cresceu US $ 660 milhões e abrange mais de 40 aplicativos descentralizados.
Nigel Green, CEO e fundador do deVere Group, uma empresa líder em consultoria e fintech, prevê uma superação de Ethereum e Bitcoin em 2022.
Afinal, se considerarmos que enquanto o Bitcoin cresceu 62%, o Ethereum cerca de 250%, SOL em 2021 teria crescido quase 13.000%. A partir disso, pode-se ver que essa previsão não parece muito rebuscada.
Taxa de crescimento
A grande força da blockchain da Solana é sua grande velocidade de transação, 50.000 transações por segundo, em comparação com o Ethereum 15-30, com custos de US $ 0,00025 por transação, tornando-a uma das blockchains mais escalonáveis e econômicas do mercado.
Com mais de US $ 52 bilhões em capitalização, SOL é a quinta maior criptomoeda em valor de mercado.
Solana se tornou a blockchain preferida para projetos NFTs no ano passado. Apesar da Ethereum ainda ser a maior em termos de volume, as taxas de crescimento do ano passado estão todas a favor da Solana.
Não é por acaso que mesmo um gigante como o fundo Grayscale tenha adicionado SOL ao seu Fundo Digital Large Cap em outubro.
- Veja também: Principais projetos de NFT na rede Solana em 2022
SOL é atualmente a terceira maior criptomoeda no mercado de derivativos, atrás dos dois gigantes, Bitcoin e Ethereum.
Vulnerabilidades da Solana
Mas 2021 não foi só flores para Solana. Em 4 de janeiro, a plataforma sofreu uma nova queda após um ataque DDoS (negação de serviço distribuída), que ocorre quando vários sistemas inundam a largura de banda ou os recursos de um sistema visado. E este é o segundo ataque desse tipo, após o que ocorreu há cerca de 20 dias.
Esses ataques mostram como a blockchain Solana ainda permanece bastante instável em comparação com os da rede Bitcoin ou Ethereum. Até porque ainda é um projeto relativamente jovem em comparação com muitos de seus concorrentes.
Em setembro, um número excessivo de usuários acessando a rede causou a paralisação das transações. A falha só foi resolvida após algumas horas com a reinicialização do sistema.
O fato de muitos dos projetos de Solana ainda estarem em fase de testes, torna ainda bastante arriscado para a maioria dos investidores. A questão agora é se esses problemas vão piorar em 2022, tornando o projeto menos seguro e estável do que Cardano ou Polkadot.
Para a maioria dos especialistas, no entanto, os aspectos positivos da Solana prevalecerão. Estas são representadas sobretudo pela grande adaptabilidade às aplicações DeFi e NFT, dois setores que se espera um forte crescimento em 2022.
Fonte: Cryptonomist
Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.