250 corporações se juntam à plataforma financeira baseada em blockchain do ICICI
O segundo maior banco privado da Índia, ICICI, juntou 250 corporações para conduzir trocas financeiras domésticas e internacionais em sua plataforma “personalizada” baseada em blockchain.
Leia mais: Órgão autorregulador sul coreano dita novas regras para 14 exchanges
Em um grande pivô que ressalta a crescente confiança na tecnologia de blockchain descentralizado, o banco ICICI ressaltou que corporações e gigantes estão realizando vários tipos de transações por meio de sua tecnologia, como pagamento de salários a funcionários entre países, pagamento a vendedores domésticos na aquisição de matéria prima, dentre outras.
Algumas das maiores companhias do país se inscreveram na aplicação de blockchain, revelou um comunicado emitido à imprensa, buscando uma forma mais segura, barata e eficiente de realizar transações.
“O uso de blockchain simplifica o processo financeiro atualmente intensamente baseado em papel, ao trazer contrapartes a uma mesma plataforma, permitindo a tomada de decisões praticamente em tempo real,” consta em um trecho do anúncio.
Embora o ICICI não tenha revelado detalhes sobre o tipo de tecnologia utilizado para construir seu blockchain personalizado, o banco falou sobre os benefícios de migrar para um sistema de registros distribuídos e inalteráveis, que permite a compradores e vendedores, bem como a todas as ramificações do ICICI – domésticas e internacionais – a verem dados transacionais em tempo real.
Embora as declarações precisem ser analisadas, a aplicação pode representar a mais popular aplicação de blockchain ao mundo real na Índia, ao abranger 4800 ramificações do ICICI no país.
Leia mais: Divisão de mídia da Dow Jones fará testes com blockchain utilizando o browser Brave
Em junho de 2016, o ICICI proativamente estabeleceu uma nova divisão para estudar e aplicar tecnologia blockchain em serviços bancários essenciais. Antes da virada do ano, o banco se tornou o primeiro da Índia a testar emissões entre países através de uma plataforma blockchain personalizada, especializada em facilitar trocas financeiras e emissões. A bem sucedida transação enviou fundos em tempo real de uma ramificação do ICICI localizada em Mumbai, na Índia, à sua unidade localizada em Dubai.
Com o anúncio da adoção da plataforma por 250 companhias esta semana, a chefe executiva do ICICI, Chanda Kochhar, também revelou objetivos maiores relacionados a uma implementação mais ampla de aplicações de blockchain, alegando que o banco está constantemente estudando esta tecnologia.
Ela declarou:
“Em outra iniciativa, nós também estamos colaborando com outros bancos e parceiros a criarem um ecossistema compreensível na indústria através do blockchain, a fim de evoluir os padrões comuns de trabalho e contribuir com uma adoção maior desta iniciativa.”
Leia mais: Fundador do Telegram está utilizando Bitcoin para neutralizar banimento da Rússia
Esta notícia se dá logo após a Índia apertar o cinto sobre a cripto indústria. O que você acha disso?
Fonte: CCN