Walmart deseja armazenar dados de pagamento em blockchain
Dois registros de patente foram recentemente requisitados pela gigante varejista Walmart, dando indícios de que ela planeja armazenar dados de pagamento utilizando tecnologia blockchain.
Leia mais: Enterprise Ethereum Alliance lançará padrões para blockchain este ano
Os dois registros – publicados nesta quinta-feira pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos – fazem referência à utilização de uma plataforma baseada em blockchain para assegurar dados de pagamento, garantindo que informações privadas não sejam acessadas por pessoas sem autorização. Uma mesma equipe do Walmert redigiu ambos os registros, inicialmente requisitados em outubro do ano passado.
Embora nenhum dos registros mencione a utilização de um blockchain permissionário (que dá permissão para que determinadas pessoas operem os nós), o sistema operará efetivamente desta forma. Ambas as solicitações especificam que os clientes devem estar aptos a visualizarem seus históricos de pagamento – contudo, terceiros não terão acesso a estes dados.
A primeira patente, que descreve um sistema de pagamento para vendedores, propõe a criação de uma rede que seja capaz de conduzir transação automaticamente em nome do cliente. Os pagamentos serão recebidos por um ou mais vendedores – dependendo de quais serviços foram fornecidos e quem os forneceu – de acordo com o registro.
O documento acrescenta:
“Sob um aspecto, trata-se de um sistema de compartilhamento de pagamento a vendedores que processará automaticamente o pagamento baseado no total comprado de produtos e serviços; ele automaticamente dividirá o pagamento entre as partes que forneceram os serviços relacionados a obter e entregar os produtos; e encriptará o pagamento e a divisão do mesmo através de um blockchain.”
A segunda patente foca em sistemas de compras digitais, e descreve a utilização de um blockchain para encriptar informações de pagamento de uma forma semelhante.
Leia mais: 250 corporações se juntam à plataforma financeira baseada em blockchain do ICICI
Conforme o registro ressalta:
“Uma parte do sistema de compartilhamento de pagamento também inclui um sistema de autenticação para compras de itens digitais de grande valor. O sistema de autenticação utiliza um ou mais aspectos dos sistemas de blockchain convencionais.”
Os registros integram a mais recente jogada de propriedade intelectual do Walmart. A companhia também está buscando uma patente para um sistema de “pacotes inteligentes”, que utilizará blockchain como uma forma para codificar informações.
Além disso, o Walmart também está buscando aplicações de blockchain para a área logística, particularmente para rastrear carregamentos de alimentos.
O que você está achando dessa leva de boas notícias?
Leia mais: Órgão autorregulador sul coreano dita novas regras para 14 exchanges
Fonte: CoinDesk