Associated Press vai lançar marketplace NFT
A famosa agência de notícias quer vender fotos jornalísticas, incluindo imagens vencedoras do prêmio Pulitzer; a loja vai rodar na Polygon.
Fotojornalismo
A Associated Press (AP), renomada agência global de notícias, quer lançar seu próprio marketplace de fotos jornalísticas no formato de tokens não fungíveis (NFTs). Espera-se que o lançamento ocorra no dia 31 de janeiro.
Serão disponibilizadas inúmeras fotos; entre elas, algumas vencedoras do prêmio Pulitzer – uma premiação promovida nos Estados Unidos para trabalhos jornalísticos de excelência.
Além disso, a AP venderá algumas “edições melhoradas” dos trabalhos de alguns fotógrafos. Algumas imagens podem ser bastante antigas, o que exige algum trabalho de edição para melhorar sua definição.
Vendas iniciais
Durante o lançamento da plataforma, a AP disponibilizará imagens focadas em guerra, clima e espaço. Profissionais de renome, responsáveis pelos cliques, serão destaque na primeira leva de NFTs.
Todos os NFTs contarão com informações detalhadas a respeito de cada trabalho fotográfico: data, local, contexto de época, equipamento utilizado etc. Fotógrafos experientes poderão conferir de que forma os equipamentos foram calibrados para atingir os resultados.
Plataforma
Executivos da agência escolheram a Polygon, plataforma de contratos inteligentes concorrente do Ethereum, para rodar seu marketplace.
A blockchain da Polygon consome menos energia para funcionar, além de garantir transações muito mais rápidas.
Será possível adquirir os NFTs por meio de cartão de crédito ou criptomoedas. Além disso, todo o conteúdo comprado poderá ser revendido a terceiros livremente. Afinal, os detentores de tokens não fungíveis tem todo o direito de fazer o que bem entenderem com sua propriedade.
De acordo com informações do DappRadar, o mercado de fotos tem crescido exponencialmente dentro do mundo dos NFTs: US$ 21 bilhões foram movimentados apenas em 2021.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.