Mozilla: usuários ficam divididos com a suspensão de doações em criptomoedas

mozilla01 interna
Mozilla caiu no “politicamente correto” e suspendeu doações em criptomoedas. Imagem: Reprodução

O sistema de doações via criptomoedas durou menos de uma semana; como era de se esperar, usuários foram ao Twitter rasgar o verbo contra a empresa.

Sem cripto

Mozilla, uma organização sem fins lucrativos que apoia o Mozilla Firefox, famoso navegador de internet, anunciou no dia 31 de dezembro de 2021 que passaria a aceitar doações em Dogecoin (DOGE), Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Contudo, no dia 6 de janeiro, a empresa voltou atrás e suspendeu o recebimento de criptomoedas:

“Semana passada, fizemos um tweet lembrando que a Mozilla aceita doações em cripto. Isso levou a uma importante discussão a respeito dos impactos ambientais das criptomoedas. Estamos escutando e tomando medidas.”

A empresa afirmou que continuará a publicar atualizações a respeito da pauta, a bem da verdade e da transparência, características fundamentais do mundo do código aberto (open source).

Revolta (parte 1)

Acontece que a postura da Mozilla não agradou a todos. Billy Marcus, criador da Dogecoin, ficou revoltado com a iniciativa da empresa. Confira o tweet:

“Obrigado por sucumbir a uma revolta ignorante e reacionária de internet. Espere até esses caras ouvirem falar do custo ambiental do dólar em papel-moeda e toda sua infraestrutura bancária. Tenho certeza de que eles terão o mesmo nível de revolta a respeito de seu próprio impacto ambiental.”

O usuário #@Otaku_Brony reagiu ao comentário de Marcus: “É por isto que eu ignoro esse papo sem sentido de que “cripto faz mal para o meio ambiente”, pois, no final do dia, somos todos “pessoas ruins”.

Revolta (parte 2)

Jamie Zawinski, também conhecido como “jwz”, foi um dos responsáveis pela criação da Mozilla.org – e ele não ficou nada contente com a aceitação de doações em criptomoedas.

Segundo sua publicação, criptomoedas são o mesmo que pirâmide financeira e estão aniquilando o meio ambiente:

“Oi, tenho certeza de quem quer que controle esta conta não faz ideia de quem sou, mas eu fundei a @mozilla e estou aqui para dizer “vão se f***r e f***-*e tudo isso. Todos os envolvidos no projeto deveriam ficar profundamente envergonhados pela decisão de parceria com golpistas Ponzi, que estão incinerando o planeta.”

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.