Mastercoin: conheça a primeira altcoin do mercado

Se deseja aprender como a indústria de criptomoedas evoluiu nos últimos anos, também precisa aprender o que é Mastercoin

Mastercoin: conheça a primeira altcoin do mercado

No início de 2013, o Bitcoin valia US $ 13,30. Chegou a US $ 946,92 em dezembro de 2013. Muitos defensores da blockchain ficaram encantados, mas J. R. Willet estava procurando transformar todo o futuro dos bancos e ativos digitais.

J. R. Willet estava determinado a derivar uma solução criando uma camada de protocolo no Bitcoin. Essa camada permitiu uma infinidade de novos ativos digitais que poderiam existir na blockchain do Bitcoin. Willet e seus cofundadores chamaram seu projeto de MasterCoin. Esse projeto foi a primeira solução para o Bitcoin 2.0.

Com o surgimento da Mastercoin, surgiram várias outras tecnologias avançadas semelhantes, que incluíam Tether, Factom e até seu concorrente Counterparty. Tudo isso oferece serviços inovadores para seus clientes, deixando-os livres de preocupações com segurança da blockchain do bitcoin.

Em 31 de julho de 2013, o whitepaper v1.0 da MasterCoin foi lançado e incluiu uma chamada para financiamento do projeto Mastercoin. Um endereço Exodus do Bitcoin foi criado onde qualquer pessoa que enviasse Bitcoin para o endereço antes de 31 de agosto de 2013, recebia 100 vezes esse número em Mastercoins, bem como recompensas Mastercoin extras dependendo da semana, durante a qual a transação de envio ocorreu.

Como o projeto recebeu muitos comentários negativos e suspeita no início, a equipe por trás do projeto decidiu renomeá-lo com um novo nome. Em 2015, a equipe decidiu um novo nome na esperança de que esse re-branding deixasse tudo para trás. Omni foi o nome escolhido.

Com a camada de protocolo da Mastercoins, os usuários do Bitcoin podem criar contratos inteligentes dentro do ecossistema do Bitcoin. O protocolo de contrato inteligente da Mastercoin permitiu o encapsulamento para facilitar a verificação e execução de contratos, permitindo assim a troca eletrônica de propriedades inteligentes, como ações, títulos, imóveis, propriedade intelectual, etc.

Simplificando

Mastercoin é uma forma de cunhagem digital e protocolo de comunicação. O projeto destina-se principalmente a permitir tarefas financeiras complexas em uma criptomoeda. Os recursos planejados da Mastercoin abrangem a expansão de um tradeoff distribuído juntamente com a aplicação de ativos inteligentes e carteiras de poupança.

Lembrando que nenhuma outra moeda antes fez qualquer esforço para alimentar o crescimento de uma tecnologia blockchain totalmente diferente. No entanto, a Mastercoin ainda carecia de popularidade e uso comum. De acordo com o Willett, existem várias razões para isso, como: competição financeira com Bitcoins, interpretação errônea de sua mensagem global e o enfraquecimento de seus esforços.

Propósito Mastercoin

A Mastercoin permite que seus usuários gerem recursos alocados pelo usuário que estão principalmente na forma de tokens. Esses tokens podem representar qualquer valor, por exemplo, mercadorias, informações, ações e muito mais.

Muitas empresas inovadoras usam esse protocolo à sua maneira para impulsionar a economia de suas empresas. Alguns exemplos notáveis ​​incluem MaidSafe e Tether.

A utilização dos tokens é fácil de entender. Você pode fazer isso dando uma olhada rápida no Tether. As moedas deste projeto representam as moedas reais, como ienes, dólares, etc., no formato digital. Obviamente, essas moedas são suportadas por recursos reais que estão em posse do Tether.

A Omni está planejando fazer melhor uso da tecnologia da Factom. Essa tecnologia permite o armazenamento seguro de grandes blocos de dados na blockchain. Ela não usa nada além de um hash enviado a cada 10 minutos. A Mastercoin pretende usá-lo para enviar dados de negociação de rede para a blockchain do bitcoin. Isso ajudará na redução das taxas e minimizar o tráfego da rede.

Omni foi de fato a primeira tecnologia de aprimoramento no mundo Blockchain. A ideia foi inovadora e resultou em um belo passo para mais uma conquista da rede blockchain.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.