Porto Rico está sendo o destino dos americanos milionários com criptos
Porto Rico está rapidamente se tornando um paraíso para os ricos com criptomoedas, para o ressentimento de alguns moradores
A chegada de milionários com criptomoedas a Porto Rico deixa os moradores com medo de serem deslocados, conforme divulgado por Bloomberg.
Expatriados ricos, particularmente aqueles que fizeram fortuna com criptomoedas, estão inundando a ilha caribenha, tornando a vida “insustentável” para os habitantes locais.
O bairro residencial de San Juan, localizado ao norte de Porto Rico, com vista para o Oceano Atlântico, é um ímã para estrangeiros ricos. Desde 2020, um agente imobiliário vendeu todas as propriedades da região, exceto uma, para expatriados.
Nos últimos dois anos, todos os prédios, exceto um que a agência imobiliária de Margarita Gandia vendeu na Velha San Juan, foram para um comprador do continente americano ou estrangeiro.
O resultado é que os preços dos imóveis dispararam recentemente, tirando os moradores do mercado. Como esperado, alguns porto-riquenhos estão indignados com a situação. Mais ainda, o tratamento fiscal desigual que atrai milionários com criptomoedas para a ilha em primeiro lugar.
Milionários com criptomoedas migram para Porto Rico
Em 1898, Porto Rico tornou-se um território dos EUA após a guerra hispano-americana. Mas como um território não incorporado, Porto Rico não é uma nação soberana nem um estado dos EUA.
Cidadãos dos EUA não precisam de autorização de residência para morar em Porto Rico. Ao passar 183 dias lá, os americanos podem estabelecer residência e se qualificar para o status fiscal.
- Veja também: Neymar compra seus primeiros NFTs
O código tributário “Act 60” significa que os residentes de boa-fé podem pagar zero imposto sobre ganhos de capital, dividendos e juros. Isso, combinado com uma bela paisagem e clima marinho tropical, é uma atração atraente para os novos ricos com as criptomoedas.
Conforme publicado por Business Insider, um investidor em criptomoedas dos EUA inferiu que a atual crise de saúde é um fator provável em tudo isso. Ele disse que se mudou para Porto Rico porque todos os seus amigos o fizeram. Dado que a tendência começou há cerca de dois anos, sua presunção é razoável.
É onde estão todos os meus amigos. Não tenho mais um amigo em Nova York, e talvez a pandemia tenha acelerado isso, mas cada um deles se mudou para Porto Rico.
Efeito negativo para os porto-riquenhos
Não apenas alguns porto-riquenhos estão abalados com o aumento dos preços dos imóveis, que, nos últimos dois anos, triplicaram em áreas populares como San Juan, mas também se sentem prejudicados pelo tratamento fiscal desigual.
Enquanto expatriados ricos fazem pleno uso da Lei 60, os moradores locais não desfrutam dos mesmos incentivos fiscais. Isso tem impulsionado a narrativa de que o governo está “desdobrando o tapete vermelho” para os estrangeiros às custas dos locais, conforme relatado por Bloomberg.
- Veja também: BAYZ compra a guild de jogos NFT, a SOMA
Mas essas vantagens não estão disponíveis para aqueles que já vivem no território dos EUA, onde a maioria das pessoas paga taxas sobre ganhos de capital de cerca de 15% e a economia está em crise há uma década.
Ao mesmo tempo, Porto Rico enfrenta dificuldades econômicas, com 43% dos habitantes vivendo na pobreza. A situação é agravada pelo colapso do turismo devido à crise sanitária, de acordo com The Borgen Project.
O chefe do Comitê de Finanças da Câmara de Porto Rico, Jesus Santa, disse que o influxo de expatriados ricos não é uma coisa ruim. Mas isso não deveria ser à custa dos locais.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future