Comprar cripto na baixa é sempre uma boa ideia?
Muitos usuários procuram por criptomoedas “em promoção”; mas essa é a forma correta de fazer seus investimentos?
Barato? Será?
Não são poucos os indivíduos que buscam criptomoedas em queda para realizar seus investimentos. Claro, comprar um ativo em seu momento de alta histórica pode não ser uma ideia. Mas focar no preço não é necessariamente o melhor caminho para buscar o lucro.
Existem inúmeros fatores que devem ser considerados antes de injetar seu suado dinheiro em ativos digitais. Oscilações de preços são bastante comuns quando o assunto são criptomoedas; sendo assim, já que todas elas têm isso em comum, por que comprá-las apenas por conta de seu valor temporariamente reduzido?
A Cardify fez uma pesquisa a respeito do tema: em resumo, 1/3 dos casos analisados adquiriu algum tipo de criptomoeda, mas sem entender nada sobre o projeto, além dos riscos envolvidos em tal aquisição.
Sendo assim, um número bem considerável (e preocupante) de pessoas está arriscando parte de seu patrimônio em coisas que não conhecem.
Dicas
Comprar um ativo apenas porque seu preço barateou, portanto, pode não ser uma ideia muito boa. A seguir, algumas medidas que podem tornar seu portfólio ainda mais seguro e rentável:
Estude primeiro
Não compre nenhum criptoativo sem antes realizar uma pesquisa minuciosa a respeito de suas particularidades: segurança, velocidade, taxas de transação, roadmap (documento que determina as diretrizes do projeto no longo prazo), nível de aceitação e uso etc.;
Diversifique
Não aposte todas as suas fichas em apenas um projeto. Por mais sólidos e robustos que eles possam ser, qualquer ativo digital pode ter a sua segurança comprometida. Além disso, um portfólio bem montado aumenta drasticamente sua rentabilidade no longo prazo;
Acompanhe as notícias
Vez ou outra, projetos grandes e pequenos divulgam anúncios importantes – tanto positivamente como negativamente. Eles costumam ser publicados nos principais veículos de imprensa, mas também podem ser conferidos em seus respectivos websites e redes sociais oficiais.
Certos acontecimentos podem ser decisivos para você entrar (ou mesmo sair) de maneira pensada;
Pense no longo prazo
Nem sempre os bons lucros acontecem no curto prazo. Verdade seja dita, alguns anos foram bem difíceis para os holders ansiosos. Conheça o projeto, analise sua viabilidade e invista de maneira consciente e segura – sempre pensando no futuro.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.