Pagamentos com criptomoedas podem melhorar o mundo
As criptomoedas são cada vez mais mantidas como investimentos, e os primeiros investidores em Bitcoin fizeram fortunas
Alguns consideram as criptomoedas e os pagamentos com elas uma força democratizante que luta contra bancos centrais, Wall Street e governos. Existem caixas eletrônicos de bitcoin, leilões de peças de arte digital, plataformas de concessionárias somente de criptomoedas para carros e muito mais.
No entanto, o conhecimento sobre blockchain, criptomoedas e como tudo funciona ainda não é conhecimento da minoria. É, no entanto, óbvio que a blockchain, as criptomoedas e os pagamentos em criptoativos estão mudando e desafiando o mundo em que vivemos.
Mudar para o sistema bancário descentralizado é o assunto geral. A criptomoeda já foi adotada como moeda legal em El Salvador. Alguns governos estão adotando criptomoedas. Bancos centrais em todo o mundo, incluindo o Federal Reserve dos EUA, estão considerando a introdução de suas próprias moedas digitais.
Fala-se de Bitcoin se tornar um meio de troca no Afeganistão. A Bolsa de Valores de Nova York ainda oferece um fundo negociado em criptomoeda. Portanto, é seguro supor que as criptomoedas e serviços relacionados, como pagamentos em criptomoedas, já estão mudando o mundo como o conhecemos.
O ponto principal de qualquer pagamento em cripto é que a blockchain é uma tecnologia verdadeiramente inovadora que permite transações apenas usando identidades digitais, o que significa que você não precisa mais de um banco central nacional ou de um intermediário confiável, como um banco comercial ou provedor de cartão de crédito.
Todas as informações de transações e saldos de contas digitais são registrados em livros digitais públicos, visíveis para qualquer pessoa com acesso à internet, mantidos por vários computadores em toda a rede. Em outras palavras, blockchain significa transações seguras, transparentes e invioláveis.
Os pagamentos com criptoativos têm muitas vantagens para usuários comuns. Todas as partes são iguais e as taxas são substancialmente mais baixas em comparação com os sistemas de pagamentos tradicionais, especialmente quando se trata de grandes quantias.
Os pagamentos em criptomoedas foram inicialmente concebidos como um tipo de pagamento democrático e aberto, fornecendo uma alternativa para sistemas financeiros centralizados. Este não é um processo simples, mas os líderes globais estão mostrando um interesse crescente em criptomoedas, embora continuem cautelosos.
Gigantes da tecnologia, como Amazon, Google, Microsoft e PayPal, também estão entrando no jogo. A Amazon está planejando aceitar bitcoin para pagamentos, os usuários do Google Pay agora podem fazer pagamentos usando criptomoedas, a Microsoft também aceita moedas digitais e faz investimentos no metaverso, os clientes do PayPal dos EUA podem usar criptomoedas para seus pagamentos, a Mastercard anunciou seus planos para oferecer suporte a algumas das criptomoedas em sua rede. Portanto, há progresso nesse sentido e é, sem dúvida, óbvio que a tecnologia blockchain é o motor de mudanças significativas em todo o mundo.
EMbora possa haver alguma confusão na compreensão de como funciona o volátil mercado de criptomoedas com centenas de criptomoedas à venda nas exchanges. De fato, a blockchain não é perfeita e tem suas falhas, mas a tecnologia está amadurecendo, oferecendo novas criptomoedas que podem ser o divisor de águas no mundo dos pagamentos digitais de baixo custo, tornando-os amplamente acessíveis.
Isso dará a muitas famílias de baixa renda sem cartão de crédito ou conta bancária acesso a pagamentos digitais. Além disso, novas possibilidades oferecidas pelos pagamentos de criptomoedas internacionalmente podem tornar as transferências de dinheiro mais baratas, rápidas e fáceis de rastrear. Todos irão lucrar com essas mudanças, incluindo consumidores, empresas, bem como exportadores e importadores.
O futuro dos pagamentos está nas criptomoedas?
De acordo com algumas previsões, o escopo dos pagamentos de criptomoedas internacionais aumentará 25 vezes nos próximos três anos, chegando a US $ 4,4 trilhões em 2024. Muitos sentirão que as criptomoedas são o catalisador para a mais nova revolução de pagamentos.
- Veja também: Autor de Pai Rico Pai Pobre vai comprar mais Bitcoin
Mas antes que as criptomoedas sejam adotadas para pagamentos em todo o mundo, há algumas soluções de problemas e ajustes gerais a serem feitos. Além disso, um caminho claro para sua realização deve ser traçado. É aí que entram os aplicativos e portais de pagamento, e o futuro do dinheiro e do pagamento está caminhando.
No ano passado, as carteiras digitais e móveis representaram cerca de 45% das transações globais de pagamento de comércio eletrônico. Alguns aplicativos de pagamento, como Circle ou Square, já oferecem a seus usuários a chance de comprar e vender criptomoedas, tornando os tokens digitais muito semelhantes ao dinheiro virtual.
Ainda é muito cedo para usar criptomoedas em grande escala para esses fins. E há muito trabalho a ser feito nesse sentido. Esses aplicativos devem tornar as transações de criptomoedas claras e compreensíveis para todos, ajudando assim a adoção de criptomoedas no mercado convencional. Alguns bancos já começaram a incorporar elementos de redes distribuídas blockchain para renovar seus serviços, na esperança de atrair novos clientes e promover o uso de criptomoedas como moeda.
No entanto, provavelmente levará muito tempo para que pessoas e bancos aceitem as criptomoedas como meio de pagamento diário.
Para transformar a criptomoeda em um método de pagamento convencional, as pessoas devem poder usá-la em suas atividades cotidianas. Para começar, será necessária uma transição da criptomoeda para o dinheiro tradicional. Varejistas e proprietários de empresas não estarão dispostos a aceitar o custo de transferência ou aceitar o risco de flutuação da moeda. Assim, as empresas de pagamento desempenharão um papel crucial na facilitação dessa transição.
Facilidade
As soluções de pagamento baseadas em criptomoedas devem ser versáteis, oferecendo vários serviços adicionais, como ferramentas de gerenciamento de investimentos ou armazenamento seguro. Apenas ser uma ótima exchange de criptomoedas ou um sistema de pagamento de criptomoedas não é suficiente. As empresas terão que oferecer todo um ecossistema que as pessoas usarão no dia a dia.
As criptomoedas dificilmente derrubarão o dólar ou outras moedas importantes emitidas pelo banco central, mas sua tecnologia mudará a forma como realizamos pagamentos, transações bancárias e outras transações financeiras. Essas mudanças trarão muitos benefícios. Mas são os governos que desempenharão um papel fundamental em tornar os pagamentos com criptoatovos amplamente disponíveis e acessíveis para os consumidores verem os benefícios.
Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.