Play to Earn ou Play to Lose? Mais um NFT Game scam

Tokens dos jogos CryptoCars, CryptoPlanes e CryptoGuards desvalorizam 99% e abala as estruturas dos jogadores

Play to Earn ou Play to Lose? Mais um NFT Game scam

Todo investimento requer atenção e planejamento, por se tratar de uma renda variável por si só já é considerado de alto risco, agora imagina quando se trata de um jogo NFT onde os desenvolvedores são desorganizados e com uma economia financeira controvérsia, o que “segurava” o jogo era as ideias extraordinárias da construção do metaverso.

A idéia inicial dos desenvolvedores era de construir um metaverso entre os três jogos chamado CryptoCity, com a previsão de ser lançado em breve.

Ontem (27), o jogo NFT CryptoCars saiu do ar e vários jogadores alertaram outras pessoas que isso poderia ser um golpe dos desenvolvedores do jogo, além do site o Telegram oficial do jogo também não está mais no ar para os próprios membros do grupo, ouse seja você não pode interagir no grupo.

Com isso vários jogadores começaram a vender seus tokens (CCAR) com medo de perder ainda mais com a desvalorização atual. Esse movimento fez com que o token caísse 99%. O mesmo aconteceu com os outros dois tokens CryptoPlanes (CPAN) e CryptoGuards (CGAR).

A popularidade dos jogos era grande, para se ter uma base, só no Brasil a comunidade no Telegram tinha mais de 30 mil membros. Sendo considerada uma das maiores comunidades do mundo no jogo.

O resultado foi desastroso para os investidores. O CryptoPlanes, que atingiu uma máxima de mais de US $ 6, está sendo cotado a US $0,023. O CryptoCars saiu de US $ 1,5 para US $ 0,02. E o CryptoGuards de US $ 10 para US $0,03.

Novamente, o mercado de criptomoedas passou por mais um ciclo de FOMO (Medo de Ficar de Fora) e FUD (Medo, Incerteza e Dúvida), fazendo o preço de ativos sem valor disparar e então corrigir para próximo a zero.

NFT Game SCAM?

O fato de ter comprado um criptoativo a um valor não quer dizer que esse valor é o real preço desse ativo, no mundo das criptomoedas diariamente aparece essas valorizações absurdas e muitos correm para comprar sem analisar se realmente está numa precificação adequada, ou seja, analisar se aquele determinado ativo condiz com os valores reais do mercado atual.

Com a popularização das plataformas de metaverso também estão se popularizando os golpes neste ecossistema e muitos jogadores que estão entrando nesse mundo dos criptoativos não conhecem quase nada do mercado, achando que os jogos NFTs são facilmente comparados com os jogos tradicionais que estão acostumados a jogar. Onde empresas responsáveis e de longa data dominam o mercado.

Nesse universo das criptomoedas e jogos NFT, é preciso muita cautela para não cometer nenhuma besteira. Como mencionei acima, ainda que seja um mercado considerado de alto risco, é fácil minimizar esses riscos quando se estuda como funciona cada mecanismo e economia do jogo.

Segundo especialistas já existem até “fabricas” que vendem o pacote completo de um game fake de metaverso. Por isso, analisar com seus próprios conhecimentos, ler todos os artigos referente ao jogo, buscar entender cada procedimento da estrutura da distribuição dos tokens, como funciona a economia e forma de rentabilizar são os primeiros passos para um check list antes de investir em um jogo NFT.

Cuidado com influenciadores nas redes sociais, quase todos que falam sobre jogos, recebem algo para falar sobre o jogo em questão, infelizmente os patrocínios para os influenciadores falaram bem acontece.

Resumindo, além de analisar de forma minuciosa todo o projeto, o conselho unânime que se faz é, nunca invista mais do que está disposto a perder. Como diz Warren Buffet.

“É quando a maré abaixa que se descobre quem estava nadando pelado”.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.