O Metaverso impactará na indústria do esporte e do entretenimento?

O Metaverso, com suas combinações de tecnologias de Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Blockchain para NFTs, pode ter impacto na indústria de esportes e entretenimento?

Metaverso
O Metaverso, com sua combinação de tecnologias de Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Blockchain para NFTs, pode ter impacto na indústria de esportes e entretenimento?

Há uma variedade de respostas para isso, desde aqueles que argumentam que é uma oportunidade e aqueles que não veem progresso, mantendo-se fiel à missão de satisfazer os fãs.

Metaverso e o esporte: como a alta tecnologia afetará a indústria

O metaverso já se infiltrou em vários setores, como na rede social, com o Meta de Zuckerberg, mas também entre projetos de Blockchain como Decentraland e The Sandbox, que iniciaram o mercado imobiliário virtual com vendas multimilionárias, conforme publicado por Cryptonomist.

Mas como o metaverso pode afetar a indústria de esportes e entretenimento? Matthew Ball, sócio gerente da Epyllion Co. que co-fundou o ETF Roundhill Ball Metaverse, respondeu em uma entrevista:

Um de seus maiores impactos no esporte será na forma como assistimos aos jogos. Em vez de ficarem presos em um sofá, os torcedores terão a oportunidade de ver um jogo mais como se estivessem nas arquibancadas. Na verdade, todos poderiam um dia ter os melhores lugares de casa, com sua pontuação de fantasia ou apostas ao vivo exibidas no jumbotron. Os torcedores em casa podem até ser capazes de impactar o jogo da mesma forma que uma torcida em casa pode.

Além disso, também podem surgir novas oportunidades relacionadas à venda de mais ingressos para eventos exclusivos com números além da capacidade da arena.

Além disso, o metaverso pode dar aos fãs que estão longe da cidade natal do time a oportunidade de experimentar a ação, interagir com os companheiros de equipe e aproveitar a atmosfera de estar na arena.

Metaverso e esportes além das fronteiras

Além de se expandir para além dos limites da realidade física, o metaverso também pode criar novas oportunidades no esporte e no entretenimento por meio das interações que podem ser feitas.

Conhecer atletas famosos, competir com eles em um ou dois jogos e, novamente, a possibilidade de decorar espaços com seus próprios Tokens Não Fungíveis ou Arte NFT.

Nesse sentido, mesmo Simon Powell, analista da Jefferies, se expressou sobre o metaverso em The Digitalization of Everything, da seguinte forma:

Um único metaverso pode estar a mais de uma década de distância, mas à medida que evolui, tem o potencial de interromper quase tudo na vida humana que ainda não foi interrompido. A pandemia acelerou a adoção de várias tecnologias. Muitas pessoas foram forçadas a passar ainda mais de suas vidas online, da socialização ao trabalho, da educação ao entretenimento. Essa mudança para um mundo online continuará.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future