Novo projeto Ethereum visa tokenizar itens em jogos eletrônicos
A habilidade de criar aplicações descentralizadas é amplamente considerada como o mais promissor caso de uso do blockchain.
Leia mais: Reddit habilitará novamente pagamentos em criptomoedas, dando ainda suporte para Ethereum e Litecoin
Palm, um novo projeto baseado em Ethereum, objetiva fornecer aos desenvolvedores a habilidade de tokenizar ativos dentro de jogos eletrônicos convencionais.
Através da Palm, desenvolvedores podem direcionar a ferramenta popular de desenvolvimentos de jogos, Unreal Engine, para criar uma interface com smart contracts que são executados no blockchain ethereum. Os itens dentro dos jogos podem ser estruturados como tokens ERC-721 que, diferente dos tokens ERC-20, não são fungíveis (o CryptoKitties, por exemplo, utiliza tokens ERC-721).
Jogadores que comprem itens dentro do jogo poderão ter a autonomia de remover os tokens ERC-721 do jogo — semelhante a sacar moedas em uma exchange — e vendê-los a outros jogadores, podendo até mesmo transferi-los a outros jogos que utilizem um sistema semelhante.
Leia mais: Projeto de lei sul coreano visa legalizar novamente ICOs no país
Palm foi criada por Tim Clancy, um estudante da Universidade da Pensilvânia, que afirmou ter começado seus testes com Solidity — a linguagem de programação utilizada pelos smart contracts ethereum — após se envolver com o Clube de Blockchain da Pensilvânia.
“Como gamer e entusiasta do blockchain, eu gostaria de ver este tipo de integração funcionar. Imagine ser capaz de trazer sua arma favorita ou seu chapéu virtual de um jogo para o outro. A ideia ainda está em seu início, mas eu tenho certeza que alguns desenvolvedores encontrarão formas mais inteligentes de integrar essas mudanças a um blockchain,” afirmou Tim.
Um ponto que pode convencer desenvolvedores a utilizarem este tipo de sistema é que a Palm, de certa forma, é antiética para o modelo de negócios atual utilizado para controlar microtransações, através do qual itens são vendidos para aumentar os lucros da empresa por trás do jogo.
Embora Tim admita que a Palm é um “exercício acadêmico”, ele também acredita que um sistema deste tipo poderia ganhar tração se os estúdios independentes começassem a experimentar ativos compatíveis entre jogos.
Ele concluiu:
“Tanto os grandes estúdios quanto os estúdios independentes podem se beneficiar da segurança de um blockchain ethereum. Em vez de perder tempo desenvolvendo ou trabalhando em suas já existentes plataformas de venda de itens, desenvolvedores podem facilmente lançar contratos de venda de itens e depender apenas do blockchain por trás disso.”
Leia mais: Goldman Sachs lançará operações de troca de contratos futuros de Bitcoin dentro de algumas semanas
Fonte: CCN