Novo chefe do órgão regulador financeiro da Coreia do Sul aponta aspectos positivos das criptomoedas

O recém nomeado novo chefe do Serviço de Supervisão Financeira da Coreia do Sul (FSS) afirma ver os aspectos positivos das criptomoedas, em uma conferência de imprensa realizada hoje. O novo líder também disse que o FSS trabalhará com os problemas regulatórios que circundam as criptomoedas, em colaboração com outros reguladores, relatou o veículo de notícias local The Korea Times.

Leia mais: Adoção de Bitcoin aumenta: são estacionamentos, lojas, cursos e até hotéis!

Yoon Suk-heun, que começa a trabalhar oficialmente em 8 de maio, disse que uma regulamentação melhor das criptomoedas produzirá um sistema financeiro seguro, tornando os produtos relacionados às criptos mais acessíveis.

Após a Coreia do Sul banir as negociações anônimas de suas exchanges domésticas em dezembro deste ano, rumores circularam de que um banimento de criptomoedas estaria próximo, sendo estes negados pelo ministro das finanças do país em janeiro.

Yoon não respondeu sobre como o FSS lidará com as exchanges locais, respondendo, em vez disso, que existem muitos problemas que precisam ser identificados e resolvidos. Nós podemos fazer isso gradualmente, disse ele.

Após a introdução do banimento de trocas anônimas – que também baniu negociações feitas por estrangeiros e menores de 18 – o volume diário de criptomoedas caiu de 4 trilhões de wons para 400 bilhões, disse o vice-presidente da Bithumb, Lee Jeong-ah, ao The Korean Times.

Leia mais: A equipe de Fórmula 1, Williams Martini, busca vantagem competitiva utilizando blockchain

south korea bitcoin

Um representante da exchange UpBit disse ao The Korean Times que ele não se opõe a regulamentações, elaborando:

“Mas não se pode simplesmente matar o mercado ao impor regulamentações. O que o novo chefe do FSS deve levar em consideração é como os reguladores devem fornecer soluções para ajudar as trocas de criptomoedas e a tecnologia blockchain a se tornarem melhores.”

Em março deste ano, oficiais do governo sul coreano foram proibidos de negociar ou manter criptomoedas. Recentemente, em uma das primeiras ações amigáveis à cripto esfera, um grupo de legisladores sul coreano introduziu um projeto de lei para tornar legal o lançamento de ofertas iniciais de moedas (ICO) domésticas, sendo supervisionadas pelo Ministério da Ciência e pela Comissão de Serviços Financeiros (FSC), esta sendo a gestora do FSS.

Leia mais: Uma companhia relacionada às criptomoedas poderia ultrapassar os maiores bancos de Wall Street

Fonte: The Cointelegraph