Comunidade cripto critica Canadá por bloquear carteiras de manifestantes

canada01 interna
Membros do Canada Freedom Convoy continuam ganhando adeptos. Imagem: Al Jazeera

Algumas empresas recusam-se a bloquear os ativos dos caminhoneiros em protesto; autoritarismo virou motivo de piada na internet.

Treta no Canadá

O governo canadense, a fim de reprimir os manifestantes da Canadian Freedom Convoy, solicitou o bloqueio de contas bancárias e carteiras de criptomoedas do movimento. De acordo com informações do Toronto Star, foram bloqueados cerca de US$ 1 milhão em doações.

Para acabar com os protestos, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, solicitou a execução da Lei de Emergências: por meio dela, o político é capaz de tomar qualquer medida que julgue necessária para reprimir as manifestações.

Esta lei foi criada tendo em mente cenários de guerra, dentro dos quais medidas não ortodoxas podem ser tomadas pelo bem geral. Contudo, Trudeau tem sofrido inúmeras críticas por conta de sua postura autoritária em relação à manifestação.

Deboche

As tentativas de censura têm gerado indignação de indivíduos e empresas. Membros da Nunchuk.io, uma carteira de Bitcoin, afirmaram que não vão bloquear fundos ou divulgar dados sensíveis de terceiros.

É possível conferir a resposta oficial da empresa aqui:

“Cara Corte de Justiça de Ontario, Nunchuk é uma carteira de Bitcoin multi-assinatura e de auto-custódia. Somos um provedor de software, não um intermediário financeiro.

Nosso software é de uso livre. Ele permite que pessoas eliminem pontos únicos de falhas e guardem bitcoins da maneira mais segura possível, preservando sua privacidade.

Nós não coletamos nenhuma informação de usuário além dos endereços de e-mail. Também não armazenamos suas chaves. Portanto:

Não podemos “congelar” as carteiras dos usuários;

Não podemos “evitar” que elas sejam movidas;

Não temos conhecimento sobre a “existência, natureza, valor e localização” dos ativos de nossos usuários. Isso é padrão.

Por favor, descubram como auto-custódia e chaves privadas funcionam. Quando o dólar canadense ficar obsoleto, estaremos aqui para servi-los, também.”

A postagem encontrou bastante apoio dos usuários no Reddit, que começaram a debochar ferozmente as medidas ditatoriais do governo canadense.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.