El Salvador vê setor turístico crescer depois que adotou o Bitcoin como moeda legal
El Salvador teve um crescimento de 30% no setor do turismo depois que adotou oficialmente o Bitcoin como moeda legal
El Salvador está experimentando um aumento no turismo depois que adotou a lei do Bitcoin no ano de 2021 e fez a criptomoeda ter curso legal.
A ministra do turismo do país, Morena Valdez, disse que o número real de turistas superou as projeções anteriores em 30%. O país esperava 1,1 milhão de visitantes como parte da recuperação do setor, mas recebeu um total de 1,4 milhão.
Valdez disse à agência de notícias local El Salvador News English que:
Nós projetamos US$ 800.000 em moeda estrangeira, mas obtivemos mais de US$ 1.400 milhões de receita em moeda estrangeira.
A demografia dos turistas também está mudando, com mais de 60% deles vindo dos EUA agora, de acordo com o ministro. No passado, a maioria dos turistas vinha de países vizinhos da América Latina.
PIB recorde em 2021
Conforme divulgamos anteriormente, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, twittou em 20 de fevereiro que o crescimento do PIB do país atingiu 10,8% em 2021. Ele acrescentou que o país nunca havia atingido um crescimento de dois dígitos no PIB antes de 2021.
- Veja também: Bitcoin tem o menor volume de negociação em 14 meses
Bukele continuou que as exportações cresceram 13% em janeiro em relação ao ano anterior e aludiu a mais um ano de crescimento de dois dígitos no PIB do país.
O presidente salvadorenho elogiou o Bitcoin como uma forma de bancar a população do país, 70% da qual não tem conta bancária. Ele também disse que a criptomoeda permite que os salvadorenhos enviem e recebam remessas a uma taxa mais barata e mais rápida.
Atualmente, as remessas representam cerca de 22% do PIB do país.
Pressão estrangeira
Desde a adoção do Bitcoin como moeda legal, o país está sob pressão para mudar de rumo de várias entidades estrangeiras.
Mais recentemente, o conselho do FMI instou o país a reverter sua posição ao considerar o curso legal do Bitcoin. O watchdog disse que as criptomoedas atualmente representam um alto risco para a estabilidade econômica.
- Veja também: PL 3825 colocará Brasil no topo do mundo cripto
Os EUA também têm sido cautelosos com a adoção do Bitcoin pelo país. Na semana passada, senadores dos EUA pediram ao governo que iniciasse uma investigação sobre os riscos que sua economia enfrenta com a mudança do país latino-americano.
Bukele respondeu à notícia twittando que os senadores dos EUA não deveriam interferir nos assuntos internos de outro país.
OK boomers… Vocês têm 0 jurisdição em uma nação soberana e independente.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future