Foi publicada a primeira versão do upgrade Ethereum, Casper
Uma nova versão do código por trás da Casper, uma mudança planejada na forma como a rede ethereum atinge consenso, foi publicada para ser inspecionada por auditores e desenvolvedores.
Leia mais: Facebook forma time para explorar blockchain liderado por membro do conselho da Coinbase
Danny Ryan, o desenvolvedor por trás da Casper FFG (sigla para gadget para fins amigáveis, em tradução livre), postou o lançamento da versão 0.1.0 ontem no GitHub, ressaltando:
“A versão 0.1.0 marca nossas publicações mais claras para ajudar nos clients, e auditores externos poderão rastrear de forma mais fácil os contratos e suas mudanças.”
Ryan seguiu com uma resposta a um post do Reddit sobre a atualização, afirmando:
“Pessoas além da equipe de pesquisa estão usando o contrato agora — auditores, desenvolvedores de client, etc — então nós queríamos publicar versões mais claras, com changelogs, para ajudar todo mundo a manter a organização.”
A ação sinaliza que um impulso está sendo formado por trás das mudanças do protocolo, tendo em vista que clients utilizando software ethereum podem começar a “scriptar” suas linguagens de código e testar o software.
Leia mais: Governo australiano dedica mais de 500 mil dólares para estudos focados em blockchain
Vitalik Buterin, criador do ethereum, falou sobre a Casper em uma conferência em Toronto, realizada na semana passada, chamando-a de “provavelmente, uma das melhores experiências do ethereum nos últimos tempos.”
Uma vez implementada, a Casper FFG alterará o software do ethereum, de forma que atualizar o blockchain envolverá uma combinação de proof of work – o processo de mineração semelhante ao do bitcoin, dependente de eletricidade – e proof of stake. Este emprega validadores que atualizam os registros através de um sistema de votação, no qual usuários são chamados de “stakers” e depositam ether, sem possibilidade de trapacear.
Em seus estágios iniciais, a Casper deixará o protocolo proof of work realizando a maior parte do trabalho pesado, utilizando proof of stake para validar episódios periodicamente. Tendo em vista a capacidade limitada que a rede tem de validar nós, o depósito mínimo começará com 1500 ethers, que equivalem a US$1,1 milhão na cotação atual.
O plano é, eventualmente, mover em direção a um sistema completamente proof of stake e reduzir o valor do depósito mínimo. Contudo, não há uma previsão para quando estas mudanças ocorrerão.
Por enquanto, o primeiro estágio da Casper precisa ser auditado, e a rede não pode implementá-lo até que mais linhas de código tenham sido escritas por clients ethereum, os programas que os usuários baixam para executar o protocolo da criptomoeda. Tendo em vista que a Casper não será compatível com as versões anteriores do ethereum, a rede precisará de um hard fork.
Ryan disse em um encontro de desenvolvedores no último mês:
“Conforme as peças do quebra-cabeças estiverem próximas de serem resolvidas, eu sinalizarei que é hora de falar sobre os números dos blocos do fork.”
Leia mais: Comunidades de criptomoedas não conseguem se entender
Fonte: CoinDesk