A importância das DEXs na cripto economia
As exchanges descentralizadas, ou DEXs, oferecem alguns benefícios e inovações significativos para negociar cripto ativos, em comparação com as exchanges centralizadas.
Em 2012, muitos entusiasmados decidiram que queriam investir parte do seu dinheiro em bitcoins (BTC). Era um processo complicado que envolvia dirigir até um Walmart e enviar uma ordem de pagamento MoneyGram para uma empresa chamada ZipZap, que então enviaria o dinheiro para uma empresa chamada BitInstant. Depois de algumas semanas, a BitInstant depositaria os bitcoins em uma carteira na exchange de bitcoin japonesa Mt. Gox. Todo o processo levava mais de três semanas, e as pessoas se perguntavam como essa moeda digital inovadora substituiria sua concorrência, se esse fosse o processo.
Confusão, desorganização e golpes nas exchanges centralizadas
Essas trocas de criptomoedas centralizadas deveriam funcionar perfeitamente, mas não funcionavam. Mt. Gox foi atacada em 2014 e mais de 850.000 bitcoins foram roubados. A Bitstamp foi hackeada em 2015, a BTC-e foi fechada em 2017 e a infame QuadrigaCX foi hackeada por seu proprietário e CEO, em 2018 e acabou encerrada, tendo perdido todas as moedas de seus clientes, em 2019.
Nem todas as exchanges centralizadas tiveram problemas
Existem muitas exchanges atualmente em operação que tiveram anos de operações comerciais bem sucedidas e muitos clientes satisfeitos. As trocas centralizadas têm seus próprios pontos negativos, no entanto. Eles são obrigados a obedecer às normas de know-your-consumer (KYC) do país em que residem, têm limites em termos de tamanho da carteira de pedidos e exigem que o usuário confie na solvência do negócio, algo muitas vezes visto como ponto negativo por usuários de cripto ativos, em geral.
Uma combinação desses problemas, juntamente com o desenvolvimento de contratos inteligentes, acabou levando a uma solução elegante. Uma plataforma de troca construída inteiramente em criptografia, de maneira completamente descentralizada e sem desconfiança. Uma troca descentralizada.
Quais são os benefícios das DEXs?
DEXs são contratos inteligentes muito complexos, mas têm objetivos simples: fornecer liquidez para quem deseja negociar criptomoedas. A DEX mais popular é a Uniswap, que é construída inteiramente na blockchain Ethereum. A Uniswap fornece uma plataforma de negociação descentralizada para qualquer usuário de criptografia que deseje negociar tokens baseados em Ethereum.
As DEXs têm alguns benefícios significativos em relação às exchanges centralizadas. Eles não exigem KYC e operam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles também fornecem aos investidores oportunidades de “farm” de rendimentos, que são oportunidades para ajudar a facilitar a troca descentralizada ou negociação de ativos digitai,s em troca de uma pequena taxa.
E o código de contrato inteligente Uniswap é escrito em Solidity, sendo aberto e transparente, permitindo que os nativos de criptografia simplesmente verifiquem o código por conta própria em vez de confiar em um negócio centralizado para ser solvente.
DEXs, no entanto, têm algumas desvantagens. As transações são irrevogáveis, elas permitem que você negocie apenas o ativo de uma única cadeia. Uniswap, por exemplo, está apenas na blockchain Ethereum, e há também os riscos de puxadas de tapete e impermanente lost.
- Veja também: Shiba Inu está sendo devorada pelas baleias Ethereum
Então, como essas DEXs funcionam?
Ao contrário das exchanges centralizadas (em criptomoedas e finanças tradicionais, ou TradFi) que usam livros de pedidos, um sistema que funciona bem há mais de dois séculos, as DEXs usam duas inovações para fornecer serviços a seus usuários:
º Pools de liquidez e serviços automatizados de formadores de mercado.
Essencialmente, as DEXs fornecem liquidez, que seriam um conjuntos de ativos emparelhados, que os traders podem usar para trocar um cripto ativo por outro. Os pools de liquidez são contratos inteligentes que os traders utilizam para entrar e sair de certos tokens com base em seus objetivos.
Os serviços de formadores de mercado automatizados são contratos inteligentes complexos dentro dos contratos dos pools de liquidez que controlam o preço de pares de negociação de criptomoedas nos pools de liquidez e aumentam ou diminuem o preço com base na oferta e demanda no mercado.
O contrato inteligente que rege os pools de liquidez conta com uma fórmula específica para determinar o preço de cada token. A fórmula é X * Y = k. X e Y são representados por tokens e k representa a constante. Esta fórmula rege essencialmente o pool de liquidez.
Os pools de liquidez não apenas oferecem aos traders acesso à liquidez descentralizada, mas também oferecem oportunidades de investimento para aqueles que desejam apostar ativos no pool de liquidez.
Quando um usuário troca ativos por meio de um pool de liquidez, uma taxa muito pequena é paga aos indivíduos que estão fornecendo a liquidez. Para colocar isso em termos comuns da TradFi, aqueles que contribuem para os pools de liquidez recebem essencialmente uma comissão semelhante à de um formador de mercado. Os pools de liquidez, especialmente os novos, oferecem rendimentos muito altos aos investidores. Esse conceito é chamado de agricultura de rendimento e oferece oportunidades de renda para aqueles que entendem o conceito.
No quarto trimestre de 2021, por exemplo, a Uniswap processou US$ 238,4 bilhões em negócios, um aumento de 61% em relação ao terceiro trimestre. Um total de US$ 681,1 bilhões foi negociado por meio de pools de liquidez Uniswap em 2021.
Fontes de pesquisa: CoinDesk e as plataformas citadas.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.