“Coinmarketcap honesto” alega fornecer dados precisos sobre criptomoedas
Nas últimas 24 horas, US$7 bilhões em bitcoin foram movimentados pelo mundo. Isso segundo informações fornecidas pelo Coinmarketcap, o principal agregador de dados de criptomoedas da indústria. Contudo, nem todos concordam com este número. O “Coinmarketcap honesto” é um novo projeto, cujo objetivo é corrigir estes valores e acabar com volumes de troca inflacionados.
Leia mais: Bitcoin Cash e EOS declinam 13%, mercado perde US$30 bilhões em capitalização
“CMC Honesto” alega a existência de volume falso
Alegações de wash trading e volume falso circundam o mercado das criptomoedas durante anos. Se verdadeiras, este comportamento não é culpa do Coinmarketcap (CMC). Contudo, é seu dever relatar os dados de forma precisa, pelo bem de sua reputação e de todos da esfera das criptomoedas. Tendo em vista a forma como ele coleta dados das exchanges, exacerbados pelo modo como estas plataformas registram as atividades de troca, o Coinmarketcap se tornou alvo de críticas.
Em uma tentativa de obter uma imagem real sobre o volume global de criptomoedas, Andrew Rennhack criou uma alternativa para o CMC, chamada “Honest Coinmarketcap”. O projeto ainda é rudimentar e não leva em consideração muitas das variáveis que podem afetar o volume de troca de uma moeda. Se os seus dados forem levados em consideração, contudo, constata-se que os volumes de troca das criptomoedas foram aumentados de forma massiva.
Leia mais: Entenda o recente hard fork do Bitcoin Cash
Volumes de troca podem ter sido aumentados em 80% ou mais
Clicando na segunda aba da planilha do Honest Coinmarketcap, é possível comparar o volume listado e o volume real de criptomoedas populares que são negociadas por várias moedas fiat. Ela relata que 80% do volume de BTC e ETH é falso, com a XRP e a BCH estando 43% e 70% melhor, respectivamente. Muitas das outras moedas dentre as 20 maiores em capitalização de mercado tiveram seus volumes adulterados entre 40% e 90%.
Embora os dados produzidos pelo Honest CMC não devam ser abraçados como verdade absoluta, suas descobertas se alinham com um recente estudo, que alega que o volume de troca em algumas exchanges é exagerado em até 95%. Tendo em vista a dominância do Coinmarketcap – o site agora está entre os 400 maiores do mundo – ele continuará a servir como o parâmetro da indústria para dados de troca. A menos que o CMC mude a forma como capta seus dados, os volumes de troca continuarão sem ajuste, não importa o quão imprecisos eles sejam.
Leia mais: Thomson Reuters lança ferramenta para verificar o andamento de seis criptomoedas em tempo real
Fonte: Bitcoin.com