Diretor do Alibaba se junta à brigada dos críticos de Bitcoin, mas apoia o blockchain
Jack Ma se juntou à brigada dos críticos de Bitcoin, embora se mantenha positivo em relação ao blockchain.
Leia mais: Mercado das criptomoedas perde US$42 bilhões em 3 dias
Ma, diretor do Alibaba e considerado o homem mais rico da China, disse durante a segunda conferência World Smart Conference, realizada em Tianjiin, que o bitcoin é uma bolha, segundo relato da indústria local. No passado, ele disse que não entendia bitcoin, mas não chegou a chamá-la de bolha.
Como muitos outros críticos de bitcoin, Ma permanece positivo sobre blockchain. Em suas recentes declarações, ele disse que blockchain não é uma bolha, embora se preocupe com todas as pessoas comprando e vendendo blockchains.
Otimista em relação ao blockchain
O blockchain não é uma grande mina de ouro, ele afirmou, mas uma solução para resolver problemas relacionados a segurança de dados. O valor real do blockchain é a sua habilidade de fornecer garantias, e não fazer dinheiro. Ele disse que pessoas deveriam estar perguntando qual valor o blockchain pode trazer aos consumidores, negócios e ao governo.
Ma, cuja companhia realiza trilhões de transações, disse que reconheceu a importância do blockchain quando ele descobriu que poderia resolver os problemas de segurança. O Alibaba começou a pesquisar a tecnologia e se tornou o maior detentor de patentes de blockchain, disse Ma, enquanto a China é o país com mais patentes.
Quando perguntado em novembro sobre bitcoin, Ma disse que não tinha muito interesse na criptomoeda. O Alibaba e o Ant Financial estavam promovendo sociedades sem necessidade de dinheiro à época.
Em dezembro do ano passado, com o valor do bitcoin em US$15 mil, muitos estavam dizendo que o bitcoin era uma bolha. Entrevistado pela CNBC, Ma disse que não sabia se era uma bolha, afirmando apenas não estar prestando atenção na criptomoeda. Ele disse que estava focado no Alipay, no renminbi, no euro e no dólar.
Leia mais: Bitfinex solicita informações fiscais de seus usuários, que “podem ser” compartilhadas com o governo
Grandes críticos de Bitcoin
Warren Buffett, por sua vez, recentemente se referiu ao bitcoin como “veneno para rato” na CNBC. Charlie Munger, vice diretor da Berkshire Hathaway, chamou as transações de bitcoin imorais, classificando a criptomoeda como um meio artificial de especulação.
Bill Gates disse que investir em Bitcoin produz nada, então não se pode esperar que a criptomoeda aprecie.
Outros grandes críticos de bitcoin incluem Jamie Dimon, CEO da JPMorgan; diretor da UBS e ex-presidente do Bundesbank, Axel Weber; ex-chefe executivo do PayPal, Bill Harris; Jack Bogle, fundador do Vanguard Group; e o apresentador do programa da CNBC “Mad Money”, Jim Cramer.
Leia mais: Prova de escola na Holanda conta com questões cujo tema é Bitcoin
Fonte: CCN