Rússia aceitará Bitcoin como forma de pagamento na compra de petróleo
Devido as sanções a Rússia anunciou que passará a aceitar criptomoedas como forma de pagamentos
De acordo com um relatório do RBC, a Rússia aceitará o Bitcoin para negociar seus recursos energéticos. Pavel Zavalny, presidente do Comitê de Energia da Duma do Estado, anunciou hoje que o país permitirá que países “aliados” paguem por seu petróleo com suas moedas locais ou em criptomoeda.
O anúncio vem logo após uma série de sanções internacionais que efetivamente limitaram o acesso da Rússia ao sistema financeiro global. A comunidade internacional impôs sanções a este país pela sua invasão da Ucrânia.
A Federação Russa, liderada pelo presidente Vladimir Putin, tem procurado alternativas para manter sua economia à tona enquanto sua moeda nacional despenca. O Bitcoin pode ser uma alternativa eficaz para suas capacidades de resistência à censura.
Os fundos mantidos em Bitcoin não podem ser parados ou apreendidos, como a Comunidade Internacional fez com as reservas de ouro da Rússia, e podem ser usados por qualquer entidade ao redor do mundo. Zavalny disse:
- Veja também: Coinbase começa a ofertar Stake da Cardano
Há muito que propomos à China que mude para acordos em moedas nacionais para rublos e yuans. Com a Turquia, serão liras e rublos. O conjunto de moedas pode ser diferente, e isso é uma prática normal. Se houver Bitcoin, negociaremos Bitcoin.
O conflito Ucrânia-Rússia se prolongou por um mês e, segundo relatos, tornou-se um esforço caro para as forças lideradas por Putin. A capacidade da Rússia de sustentar a ofensiva foi questionada, mas a guerra pode se estender se Putin encontrar alívio econômico.
Como o RBC acrescentou, os países considerados “hostis” pela Federação Russa precisarão pagar pelo petróleo com rublos e ouro.
Bitcoin pode ajudar a Rússia a evitar sanções?
A regulamentação de criptomoedas na Rússia tem sido ambígua com alguns funcionários do governo pedindo a proibição total das atividades de comércio e mineração. No entanto, Putin e Zavalny apoiam o uso de ativos digitais e com o anúncio recente, o país pode avançar para uma legalização mais rápida desse setor.
Os detratores do Bitcoin têm argumentado que as criptomoedas podem ser usadas para a Rússia e sancionar indivíduos para evitar penalidades internacionais. No entanto, como Neeraj Agrawal, do CoinCenter, relatou, as autoridades dos EUA descartaram essa possibilidade.
Agrawal mostrou o lado oposto desta moeda, onde, em vez de Bitcoin e criptomoedas ajudarem o atacante, eles estão sendo usados na Ucrânia para transferir riqueza.
No momento em que este artigo está sendo editado, a criptomoeda Bitcoin está sendo negociada a US$ 43.963 com ganho percentual de 4,33 em 24h e 7,72% semanal.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future