CTO da Tether discute ameaças ao USDT e crescente concorrência para CBDCs
Em entrevista recente com Paolo Ardoino, diretor de tecnologia da Tether e Bitfinex, Paolo revelou, entre outros planos, que a empresa está confiante de que manterá sua posição como a stablecoin mais usada, apesar da crescente concorrência no mercado de stablecoin.
Uma rápida definição sobre os Tokens USDT
Os tokens Tether são as stablecoins mais amplamente adotadas, tendo sido pioneiras no conceito no espaço de tokens digitais. Um disruptor para o sistema financeiro convencional e um pioneiro no uso digital de moedas tradicionais, os Tether Tokens apoiam e capacitam empreendimentos e inovações em crescimento em todo o espaço blockchain. Os Tether Tokens existem como tokens digitais construídos em várias blockchains.
Adoção de Crypto como uma moeda legal em Lugano
Em março, a Tether Operations Limited anunciou uma parceria com a administração da cidade suíça de Lugano para a adoção de Tether (USDT), Bitcoin (BTC) e LVGA Tokens (TLVGA) como “moeda legal de fato” na região.
Falando sobre os objectivos desta parceria, Paolo referiu que visa garantir que os cidadãos de Lugano experimentem melhorias em termos de acessibilidade aos serviços financeiros. Acrescentou ainda que a parceria visa garantir que os serviços financeiros sejam oferecidos aos cidadãos com uma redução significativa nas taxas de transação.
Sobre o que os cidadãos da cidade suíça podem fazer com as novas formas de moeda legal, observando que a integração dos serviços de pagamento criptográfico aos serviços de pagamento existentes pode demorar um pouco, Paolo observou que:
Assim, a administração da cidade está trabalhando para permitir que os cidadãos paguem impostos e todos os serviços da cidade no LVGA, Tether e Bitcoin. E, claro, todos os turistas que vêm e usam os serviços da cidade podem usar essas três moedas.
Ao contrário do que se pode obter em El-Salvador, onde existe uma legislação que obriga a aceitação de BTC como meio de troca válido pelos comerciantes, Paolo mencionou que em Lugano, os cidadãos terão a liberdade de decidir se aceitam ou não qualquer um dos essas 3 criptomoedas como meio de troca.
Acredito que é importante não forçar essas coisas aos comerciantes. É importante que as pessoas possam escolher.
Ascensão do oprimido…
Quando solicitado a comentar um relatório da Arcane Research que sugere que a capitalização de mercado do USDC pode exceder a do USDT à luz do crescimento da stablecoin, Paolo sustentou que:
Se você ver os volumes de Tether em comparação com o resto das stablecoins, eles são insanamente maiores. Eles são até 10 vezes maiores em um dia ruim.
Além disso, ao desmascarar o boato de que a maior aceitação pública do USDC sobre o USDT é atribuída ao histórico irregular de controvérsias com reguladores nos Estados Unidos, Paolo afirmou que o Tether é transparente com suas negociações, de acordo com os regulamentos e diretrizes existentes de todos os órgãos reguladores. .
Os CBDCs ameaçam as stablecoins?
Com o aumento da flutuação de CBDCs pelos bancos centrais em todo o mundo, não está claro o que o futuro reserva para as stablecoins de emissão privada. Falando sobre se o crescimento das CBDCs tornará as stablecoins irrelevantes, Paolo observou o seguinte:
Acredito que eles (CBDCs) coexistirão com stablecoins de emissão privada, como Tether coexistirá com CBDCs.
Comentando ainda, ele afirmou que, como os CBDCs serão construídos em tecnologia centralizada, eles não oferecem a mesma acessibilidade e casos de uso que os stabecoins que são construídos em blockchains públicos descentralizados oferecem.
Fontes de pesquisa: Tether.to e AmbCrypto
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.