Governo de Shenzhen se alia à Tencent para lutar contra sonegação fiscal utilizando blockchain
O Escritório de Administração Fiscal da Prefeitura de Shenzhen se aliou à empresa Tencent, segundo um comunicado oficial. A parceria busca estabelecer um laboratório de inovação para criar um “imposto inteligente”, focado na modernização do gerenciamento de impostos e na luta contra a sonegação fiscal utilizando blockchain.
Leia mais: Parlamento Europeu dá um passo rumo à adoção da tecnologia de registros distribuídos
Em 24 de maio, o regulador chinês e a Tencent assinaram um acordo sobre estabelecer o referido laboratório. A organização empregará computação em nuvem, inteligência artificial, blockchain e grandes dados para melhorar o gerenciamento de impostos e buscar uma solução tecnológica para fapiaos fraudulentos, segundo o China Money Network
Fapiao é uma fatura oficial publicada pelo órgão fiscal chinês para produtos e serviços adquiridos no país, o que ajuda o governo a rastrear o pagamento de impostos. Contudo, existe um grande mercado para falsificar ou copiar fapiaos. Compradores utilizam recibos fraudulentos para sonegar impostos ou defraudar empregadores, alegando gastos falsificados que devem ser reembolsados.
Leia mais: Polícia sul africana investiga esquema Ponzi envolvendo 28 mil investidores
Segundo o China Money Network, vendedores de fapiao falsos podem ser facilmente encontrados em grandes centros urbanos, como saídas de metrôs e mercados de rua.
A solução de faturas digitais baseadas no blockchain da Tencent seria o primeiro produto do laboratório, bem como a primeira pesquisa baseada em blockchain do país focada na aplicação de faturas. Li Wei, vice-diretor do Escritório de Administração Fiscal da Prefeitura de Shenzhen, afirmou:
“A fatura digital baseada em tecnologia blockchain conta com características como rastreabilidade de todo o processo e informações não disruptivas, que com base em faturas lógicas, podem efetivamente evitar a falsificação destas, melhorando o processo de supervisão.”
Desde 2015, a Tencent utilizou sua tecnologia para auxiliar os órgãos fiscais da China. Residentes de Shenzhen podem utilizar o aplicativo popular WeChat para declarar e pagar impostos, bem como conseguir fapiao.
Mais cedo nesta semana, o Ministério da Indústria e da Informação da China publicou um white paper da indústria do blockchain, revelando que o blockchain doméstico experienciou um aumento exponencial em 2017. O relatório declara que a tecnologia blockchain ascendeu a um nível de ciência nacional e tecnologia estratégica, ressaltando que a política da China e a estrutura regulatória para o blockchain melhoraram gradualmente.
Leia mais: Complexo de Blockchain na China oferece milhões às startups em subsídios
Fonte: The Cointelegraph