Ramo de seguros do Alibaba promove o uso de blockchain na indústria da saúde

A chinesa ZhongAn Tech está planejando utilizar tecnologia blockchain para cortar riscos e custos nos seguros de saúde, revelou o veículo de notícias local South China Morning Post.

Leia mais: Compre criptomoedas enquanto estão baratas, recomenda especialista

ZhongAn, o ramo de incubação de tecnologia da ZhongAn Online Property & Casualty Insurance, foi fundado em 2013 por Jack Ma, diretor do Grupo Alibaba, Pony Ma Huateng, diretor da Tencent Holdings, e Peter Ma Mingzhe, diretor da Ping An Insurance.

Jack Ma anteriormente se referiu ao potencial do blockchain para lidar com problemas de privacidade e segurança em todos os setores da indústria, embora tenha ressaltado sua crença de que o Bitcoin é uma bolha.

O chefe da ZhongAn Online, Chen Wei, afirmou que o blockchain tem um papel tremendo na mudança da área de seguros da China, ressaltando que a ZhongAn já utiliza blockchain para armazenar políticas de seguros:

“Seguros são baseados em estatísticas, e o blockchain ajudará a conectar estes dados massivos e variados. Ele será utilizado para gerenciar riscos e melhorar os valores.”

A tecnologia blockchain tem sido utilizada na indústria da saúde, tendo em vista a sua capacidade de distribuir informações efetivas entre as partes, além de fornecer dados anônimos para pesquisas e novas formas de combater a produção de medicamentos falsificados.

Chen também ressaltou que a ZhongAn realizou acordos de compartilhamento de dados para gravar verificações de mais de 100 hospitais da China:

“Vendas de seguros se baseavam em agentes e vendedores individuais, contudo, gerações mais novas preferem fazer compras online. Clientes de seguros não precisam mais preencher documentos como prova. Em vez disso, eles podem simplesmente dizer quando e em qual hospital eles foram.”

Leia mais: Binance lançará um fundo de capital de risco de US$1 bilhão

healthcare012

Segundo Chen, a ZhongAn Tech atualmente está trabalhando com um órgão regulador de Xangai para construir uma plataforma de seguros baseada em blockchain.

O South China Morning Post ressalta que a China acrescentou o blockchain em seu plano quinquenal, que versa sobre planos de desenvolvimento para o país de 2016 até 2020. O presidente da China, Xi Jinping, elogiou a tecnologia durante um discurso feito na Academia Chinesa de Ciências, ressaltando que ela é parte de uma nova revolução tecnológica.

Embora o governo chinês tenha mostrado uma atitude positiva em relação ao blockchain, eles não são tão amistosos em relação às criptomoedas. O governo baniu ofertas iniciais de moedas (ICOs) na primavera do ano passado, e em janeiro baniu as exchanges domésticas, completando a onda de restrições em fevereiro, ao banir exchanges estrangeiras.

Leia mais: IBM recebe patente para criar um sistema que verifica a autenticidade do blockchain

Fonte: The Cointelegraph