Empresa de jogos indie, Fig, adquire empresa desenvolvedora de blockchain do Reino Unido
A publicadora de jogos independentes, Fig, anunciou nesta semana a aquisição da desenvolvedora de blockchain localizada no Reino Unido, Ownage.
Leia mais: Vitalik Buterin afirma que Ethereum eventualmente processará 1 milhão de transações por segundo
Fig é uma plataforma de publicação e comunidade financiadora de jogos independentes. Fãs que apoiam jogos publicados pela Fig ganham recompensas exclusivas, ou investem para ter uma participação nos retornos advindos de venda de jogos. A companhia auxilia desenvolvedores de jogos com investimento a startups, marketing e construção de comunidade.
A plataforma já publicou diversos jogos populares, incluindo Pillars of Eternity 2: Deadfire, Phoenix Point e Wasteland 3. Agora, seu objetivo é utilizar tecnologia blockchain para desenvolver uma nova e descentralizada plataforma chamada Shard, e este projeto já recebeu financiamento externo do criador do Neopets, Adam Powell.
Jogos podem se beneficiar de blockchain
O CEO da FIg, Justin Bailey, acredita que a aquisição ajudará a companhia a atingir seu objetivo de construir uma comunidade atraída por jogos do gênero MOO. Bailey disse em uma declaração:
“A Shard busca cumprir o que nós queríamos com a Fig, centralizar o processo de publicação em volta de pessoas que são apaixonadas pelas propriedades sendo criadas – a comunidade.”
Ele acrescentou:
“A Shard oferecerá uma aproximação baseada na comunidade em relação ao financiamento, engajamento e promoção de jogos. Nós estamos ansiosos para adicionar talentos dos times de Alex, Jack e da Ownage para auxiliarem a Fig no desenvolvimento desta plataforma para a indústria dos jogos.”
A Fig planeja expandir a plataforma ao trabalhar com desenvolvedores de jogos e companhias de marketing. A Shard será propriedade da comunidade de desenvolvedores e gamers, estando os desenvolvedores livres de saírem em uma campanha pró-Fig para terem acesso à plataforma. Alex Amsel, diretor criativo da Shard, disse:
“Embora a Fig esteja patrocinando o desenvolvimento da Shard como uma plataforma aberta e descentralizada, ela pode ser utilizada e modificada pelos publicadores, desenvolvedores e gamers de forma completamente independente da Fig. A empresa pretende apoiar o crescimento da comunidade Shard através de seu estágio inicial de desenvolvimento, com foco em trabalhar com desenvolvedores de jogos para explorar inovações e oportunidades fornecidas pela plataforma.”
Leia mais: Ripple adiciona mais duas empresas de transferência à sua rede de pagamentos, uma delas é brasileira
Projetos em andamento
A tecnologia blockchain está gradualmente adentrando a indústria dos video games. Enquanto aplicativos descentralizados como CryptoKitties tenham explodido em popularidade, jogos mais tradicionais têm explorado formas de integrar a tecnologia blockchain em suas redes.
Os projetos que tokenizam itens, skin e armas dentro de jogos são particularmente interessantes, com o auxílio do protocolo ERC-721 do Ethereum. Desenvolvedores de jogos estão encontrando novas maneiras de implementar ideais de blockchain como uma forma de desenvolver comunidades, além de encorajar o financiamento.
Fonte: CCN