Mark Cuban: Mercado cripto passa por uma calmaria semelhante ao início da internet
O mercado de criptomoedas está no meio de uma ampla liquidação, com bitcoin e ether, os dois principais tokens por valor de mercado, caindo abaixo de US$ 26.000 e US$ 2.000, respectivamente, na manhã desta quinta-feira.
O bilionário Mark Cuban vê a queda, que está acontecendo ao mesmo tempo em que os mercados de ações estão sendo atingidos por temores de inflação, como ecoando a bolha do início dos anos 2000.
No final da década de 90, o investimento especulativo levou as avaliações das empresas baseadas na internet a disparar descontroladamente, o que elevou o índice do mercado de ações Nasdaq Composite em 400% em um período de cinco anos, antes de uma queda acentuada em 2001 e 2002.
Agora, a cripto está passando pela calmaria pela qual a internet passou, twittou Cuban na segunda-feira.
O proprietário e investidor do Dallas Mavericks no “Shark Tank” da ABC disse que:
Após o aumento inicial de aplicativos empolgantes e NFTs, ou tokens não fungíveis, as criptomoedas estão entrando em uma fase de imitação, onde muitas empresas estão falhando em trazer novas utilidades para o mercado e para a vida das pessoas, de uma maneira geral.
Mas as blockchains que surgirem da calmaria serão as que usam contratos inteligentes para melhorar a produtividade e a lucratividade dos negócios, prevê Cuban, e não as que não estão fazendo nada original.
- Veja também: CEO da Binance solicita que comunidade cripto volte a desenvolver coisas que as pessoas usam
Contratos inteligentes são acordos digitais codificados e armazenados no blockchain que alimentam as finanças descentralizadas, ou DeFi, aplicativos e NFTs e são necessários na formação de organizações autônomas descentralizadas, ou DAOs. Tendo inúmeras outras utilidades.
As cadeias que copiam o que todo mundo tem, vão falhar, tuitou Cuban. Não precisamos de NFTs ou DeFi em todas as cadeias.
Quanto a se mais calmarias estão no caminho para a criptomoeda, Cuban não tem certeza. Não tenho ideia, disse ele à CNBC Make It.
Não é a primeira vez que Cuban compara a onda das criptomoedas ao desenvolvimento da web. No início do ano passado, ele disse que o desenvolvimento da tecnologia blockchain o lembrava dos primórdios da internet e que as atuais empresas de blockchain são semelhantes às pioneiras da internet como Broadcast.com, a empresa cuja venda ao Yahoo em 1999 o tornou bilionário.
- Veja também: OpenSea quer combater plágios em NFTs
Levou tempo até que a largura de banda se tornasse disponível e barata o suficiente para que o streaming e o corte de cabos pudessem realmente acontecer, disse ele em 2021. Foram 20 anos na internet, mais ou menos, e estamos apenas 10, 12 anos em criptomoedas.
Cuban é um investidor de criptomoedas prolífico com um portfólio de várias moedas digitais, NFTs e investimentos em várias empresas de blockchain. Ele também é ator, apresentador e dono do clube de basquete da NBA, Dallas Mavericks.
Fontes de pesquisa: CNBC
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.