China cria um sistema baseado em blockchain que pode substituir os talões de cheque

O Banco Central da China finalizou seus trabalhos sobre um sistema baseado em blockchain que digitaliza cheques emitidos por negócios domésticos, segundo um oficial da instituição.

Leia mais: Streamlabs, da Twitch, adiciona suporte para doações por meio de criptomoedas

Conforme publicado por um veículo de notícias local hoje, Di Gang, vice-diretor do laboratório de pesquisa de moedas digitais do Banco Popular da China, afirmou que o departamento completou a infraestrutura de um sistema que emite cheques digitais baseados em um blockchain, com a tecnologia de smart contracts.

Segundo Di, o trabalho foi finalizado após um longo processo de pesquisa e desenvolvimento que teve inicio em 2016, quando o laboratório anunciou seus planos de utilizar a tecnologia blockchain no combate à fraude de cheques no mercado chinês. Foi relatado posteriormente, em janeiro de 2017, que a agência testou de forma bem sucedida um protótipo em um ambiente virtual.

Baseando-se na explicação de Di, cheques físicos na China funcionam como ordens de dinheiro, exceto que além de serem utilizados para reivindicar pagamento de um banco, o portador também pode trocá-lo com outras entidades.

Leia mais: Ripple doa US$50 milhões para 17 universidades visando aumentar as pesquisas acadêmicas sobre blockchain

naom 5a5fa125c18d2

Um problema aparente com o sistema existente são os amplos números de intermediários necessários para que bancos tradicionais emitam cheques, o que aumenta os riscos de fraude. Subsequentemente, cheques falsos podem circular entre bancos comerciais, o que pode comprometer a integridade financeira do país.

Di afirmou que a plataforma em blockchain da agência pode essencialmente tokenizar cheques, enquanto transações podem ser controladas através de smart contracts.

Um dos principais benefícios do sistema, ele afirmou, é dar aos reguladores uma visão transparente de todo o ciclo de vida do cheque digital, independente dele ser convertido em dinheiro ou utilizado como título financeiro para lastrear outros ativos corporativos.

Di explicou:

“Uma vez que as regras do smart contract são definidas no blockchain, não é tão fácil alterar o sistema. Até mesmo para atualizações do código, reguladores terão acesso total aos registros, o que aumenta a eficiência regulatória e reduz custos ao remover um processo manual de checagem.”

Leia mais: Organizações argentinas criam campanha para disseminar o conhecimento sobre criptomoedas: conheça a “Bitcoineta”

Fonte: CoinDesk