CEO da Bitmain afirma: não temos uma operação secreta de mineração de criptomoedas

O CEO da Bitmain, Jihan Wu, negou categoricamente que a fabricante de hardwares utilize secretamente dispositivos recém-desenvolvidos antes de disponibilizá-los ao público.

Leia mais: Dados mostram que “holders” estão se tornando especuladores de Bitcoin

Wu fez essa alegação durante uma entrevista concedida à Fortune, respondendo sobre rumores e relatos que implicam que, após desenvolver um circuito integrado específico para aplicações (ASIC) para um novo algorítimo de hashing, a Bitmain secretamente minera criptomoedas utilizando estes dispositivos durante vários meses antes de começar a vendê-lo.

“Não, isso nunca aconteceu. Nós fazemos apenas um teste em pequena escala. Nós não faríamos isso, não é nossa estratégia.”

Este ano, suspeitas de que a empresa chinesa utilizava hardwares antes de lançá-los para o público foram aparentemente confirmadas quando a criptomoeda focada em privacidade, monero, ativou um hard fork para alterar seu algorítimo de mineração, prevenindo que o ASIC Cryptonight da Bitmain fosse utilizado em sua rede.

Após o fork, uma porção significativa de hashrate continuou a minerar a antiga rede, e o consenso entre aqueles que observavam foi que esse hashrate veio do ASIC Cryptonight, da Bitmain, que ainda não tinha sido lançado para o público.

Leia mais: Bolsa de Valores de Moscou publicará dados sobre ICO

bitmain antminer a3 asic miner siacoin

Contudo, Wu disse que a Bitmain não possui tempo, recursos ou incentivo para executar uma operação de mineração por baixo dos panos.

“Existe um grupo de pessoas que controlou a maioria da hashrate do Monero por muito tempo. Eu gostaria de dizer que desenvolver esse tipo de ASIC não é uma espécie de habilidade secreta que apenas a Bitmain possui. Muitas pessoas podem fazê-lo. Para grandes companhias como a Bitmain, e especificamente pra mim, eu nem mesmo tenho tempo, atenção ou recursos para planejar algo assim. Se nós desenvolvemos hardwares, nós apenas publicamos e vendemos no mercado. Logo após colocarmos as máquinas de teste para rodar, nós começamos a vendê-las no mercado. Nós não temos esse tipo de vantagens.”

O ordinariamente enigmático Wu tem crescentemente se tornado mais disponível para prestar entrevistas durante as recentes semanas, uma mudança que ocorreu assim que a empresa começou a considerar se tornar pública por meio de uma oferta inicial pública (IPO), a ser realizada em Hong Kong ou nos Estados Unidos. A empresa se avaliou em US$12 bilhões, mas alguns analistas estimam que seu valor real está próximo de US$9 bilhões, baseados em seu faturamento.

Leia mais: Duas outras mining pools de Bitcoin Cash concordaram em processar transações sem custos

Fonte: CCN