Pesquisa aponta as exchanges mais seguras do mundo
A Binance, apesar de ser a mais utilizada, não pontou positivamente.
Top 5 exchanges
A BrokerChooser publicou uma pesquisa a respeito das exchanges mais seguras do mundo. De acordo com a empresa, a Coinbase (4.1/5) é a melhor opção em termos de segurança.
Em seguida, há a FTX US (4.0/5), Bitstamp (3.8/5), Bittrex Global (3.7/5) e Gemini (3.7/5), sinalizadas como ecossistemas de negociação recomendados.
Critérios da pesquisa
Alguns pontos foram levados em consideração para o levantamento: regulamentação, transparência, boas práticas de mercado e proteção ao consumidor.
- Veja também: CEO da Binance critica a postura da Terra (LUNA)
Além disso, questões técnicas relacionadas à segurança das plataformas foram levadas em consideração, como falhas críticas que coloquem em risco a integridade dos fundos dos clientes.
A Coinbase ficou em primeiro lugar geral devido à robustez de seus sistemas de segurança e preocupação com marcos regulatórios. A FTX fez pontuações altas na maioria dos pontos, exceto em transparência.
A Bitstamp mantém 98% de todos os fundos em carteiras offline, o que garante muita segurança contra possíveis ataques hacker bem-sucedidos.
Binance no vermelho
Segundo o relatório, boa parte das exchanges, a exemplo da Binance, carecem de transparência: há pouca ou nenhuma informação a respeito de suas finanças e produtos. Além disso, parte das informações prestadas não são críveis ou são complexas demais para que consumidores convencionais possam compreendê-las.
Em termos de segurança, a Binance ficou em nono lugar (2/5). Com relação a transparência, o cenário foi ainda pior, atingindo o 15º lugar (1/5).
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.